Vacinação de imunização contra raiva de herbívoros alcança 100% em Padre Bernardo
08 fevereiro 2024 às 15h46
COMPARTILHAR
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) divulgou um balanço informando que Padre Bernardo alcançou 100% de vacinação contra raiva de herbívoros no rebanho. Ainda na Ride, os municípios de Abadiânia, Alexânia, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa e Santo Antônio do Descoberto atingiram patamares superiores a 92,6% no índice vacinal da segunda etapa da campanha de vacinação.
A cobertura em todo o Estado foi de 98,53%. Nos 119 municípios goianos considerados de alto risco para a doença, cinco milhões de animais foram vacinados das espécies bovina, bubalina, equídea, caprina e ovina. “Ter nossos municípios, em especial Padre Bernardo – que conseguiu vacinar todo seu rebanho alvo –, alcançando destaques tão positivos, só comprovam o comprometimento do produtor do Entorno do DF com a qualidade do seu produto e a saúde da população, oferecendo alimentos de qualidade”, declarou a secretária do Entorno, Caroline Fleury.
Além da vacinação, a Agrodefesa também realiza outras ações para prevenir a raiva, como a vigilância epidemiológica, o controle da circulação de animais e a promoção de campanhas educativas. Essas medidas contribuem para reduzir o risco de transmissão da doença e garantir a segurança da população.
Segundo o presidente da agência, José Ricardo Caixeta Ramos, o percentual de imunização é bastante positivo e mostra o compromisso de cada ente envolvido no trabalho em prol da segurança do coletivo. “Como a raiva é uma zoonose letal, que pode causar grandes prejuízos, temos um calendário de ações que inclui a vacinação e outras medidas de orientação e conscientização dos produtores”, explicou.
Obrigatoriedade da imunização
A vacinação contra a raiva em herbívoros está contida na Instrução Normativa 07/2023, emitida em complemento à Portaria nº 483, de 20 de outubro de 2023, que estabelece a imunização e a declaração de rebanho no Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago).
A raiva é uma doença zoonótica viral aguda que acomete mamíferos, inclusive o homem, causada pelo vírus da raiva, pertencente à família Rhabdoviridae, gênero Lyssavirus. A transmissão ocorre por meio da saliva de animais infectados, geralmente pela mordedura, podendo também ocorrer por arranhadura ou lambedura de mucosas.