A Guarda Civil Municipal (GCM) de Cristalina prendeu em flagrante, na madrugada desta quarta-feira (28), dois homens suspeitos de furtar cabos de cobre de instalações subterrâneas na cidade. Os materiais eram retirados de galerias e arrastados pelas ruas com o auxílio de um carro, em um método arriscado que colocava pedestres em perigo.

A prisão ocorreu após denúncias recebidas pela Central de Controle Operacional (CCOP), que já monitorava ocorrências semelhantes. Durante patrulhamento intensificado na Rua Sete de Setembro, a equipe flagrou os suspeitos retirando metros de cabos subterrâneos.

Segundo a GCM, o grupo utilizava uma técnica ousada: “Eles abriam a tampa da galeria, cortavam os fios, amarravam a ponta ao carro e os puxavam de uma esquina até a outra. Depois, enrolavam os cabos e fugiam com o material”, explicou a corporação.

Ainda de acordo com os agentes, os detidos confessaram que vinham de Brasília, da região da Estrutural, e que estavam em Cristalina há três dias com o objetivo de cometer os furtos.

A Guarda informou que o primeiro registro da ação aconteceu no dia 26, quando os suspeitos utilizaram dois veículos — um preto e outro prata — para furtar os cabos. Imagens de câmeras de segurança confirmaram a movimentação. Já nesta quarta-feira, apenas um carro foi utilizado: um Chevrolet Corsa Sedan branco, que acabou apreendido.

O veículo foi identificado pelas câmeras da Central de Videomonitoramento e localizado pela equipe da Força Tática da Polícia Militar na Rua João Aguiar. O material furtado também foi recuperado.

Após a realização do exame de corpo de delito, os suspeitos foram encaminhados, junto com o veículo e os cabos apreendidos, à central de flagrantes.

A Polícia Militar também participou da operação. O caso foi encaminhado à Justiça e segue em investigação.