A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape) informou que 1.564 reeducandos foram beneficiados pela sétima saída temporária de 2025, realizada entre os dias 9 e 13 de outubro. Desse total, 16 não retornaram às unidades prisionais no prazo estabelecido, o que representa 1,02% dos liberados.

De acordo com a Seape, até o último levantamento, dois reeducandos se envolveram em ocorrências policiais durante o período da liberação.

A saída temporária é regulamentada pela Portaria nº 01/2025 da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal (VEP/DF) e contempla presos do regime semiaberto com autorização para trabalho externo ou saídas temporárias.

Os detentos que não retornam no dia e horário determinados são considerados foragidos e podem perder o direito ao regime semiaberto. Neste ano, a VEP estabeleceu nove saídas temporárias ao longo de 2025.

A Polícia Penal do DF reforça que qualquer pessoa pode, de forma anônima, repassar informações sobre foragidos ou descumprimentos das regras da portaria. As denúncias podem ser feitas pelo telefone ou WhatsApp (61) 9 9666-6000.