O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou a aliados próximos que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) será seu candidato à Presidência da República nas eleições de 2026. Esta é a primeira vez que Bolsonaro, atualmente preso na carceragem da Polícia Federal em Brasília, manifesta de forma explícita a intenção de lançar o primogênito ao Palácio do Planalto.

Segundo interlocutores, Bolsonaro avalia que Flávio ganhará força na disputa à medida que assumir publicamente o papel de pré-candidato, intensificando agendas pelo Brasil. O ex-presidente considera que o senador é capaz de unificar o partido e ainda conta com palanques relevantes de governadores aliados, como Tarcísio de Freitas (Republicanos), em São Paulo, e Cláudio Castro (PL), no Rio de Janeiro.

Com isso, a expectativa é que Flávio Bolsonaro amplie viagens e assuma protagonismo nos embates políticos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Entre os integrantes da família Bolsonaro, o senador também é visto como o nome que transmite maior “previsibilidade” para líderes políticos e setores econômicos, por adotar um perfil considerado mais moderado que o dos irmãos.

Nesse cenário, a tendência é que Michelle Bolsonaro dispute uma vaga ao Senado pelo Distrito Federal, enquanto um partido de centro deve ser responsável por indicar o candidato a vice na chapa de Flávio.