Quem é o Entorno nessas eleições?
20 agosto 2024 às 14h51
COMPARTILHAR
Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF), Área Metropolitana de Brasília (AMB) e Região Metropolitana do Entorno (RME): você já deve ter visto tais siglas pululando por aí e, quando falamos em eleições no “Entorno”, o que vale, afinal de contas? Candidatos de 11, 12 ou 33 municípios?
Para entender melhor essa questão, é preciso voltar à década de 1990, quando se intensificou o “processo de conformação do espaço metropolitano de Brasília”, segundo explica nota técnica da então Companhia de Planejamento do Distrito Federal (hoje Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal – IPEDF). A ideia, na época, era demarcar uma área sobre a qual o DF já exercia grande influência e determinar políticas públicas de desenvolvimento.
Em 1998, o então presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a Lei Complementar nº 94, que instituiu a Ride-DF, tendo como base os artigos 21, 43 e 48 da Constituição, sendo composta, na época, pelo DF e 22 municípios de Goiás e Minas Gerais. Entretanto, com a publicação, este ano, do Decreto no 11.911 pelo presidente Lula, a região foi ampliada para 33 municípios. São eles: Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Barro Alto, Cabeceiras, Cavalcante, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Flores de Goiás, Formosa, Goianésia, Luziânia, Mimoso de Goiás, Niquelândia, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, São João d’Aliança, Simolândia, Valparaíso de Goiás, Vila Boa e Vila Propício, no Estado de Goiás; e Arinos, Buritis, Cabeceira Grande e Unaí, em Minas Gerais.
A AMB, por sua vez, foi definida na Nota Técnica n° 01/2014 da Codeplan, sendo composta pelo DF e 12 cidades circunvizinhas que compõem sua periferia metropolitana, as quais também integram a Ride: Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.
Por fim, bem mais recentemente, em 5 de janeiro de 2023, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), sancionou a Lei Complementar nº 181, criando a RME, já visando ações integradas entre os governos de Goiás e do Distrito Federal e a União para solucionar problemas antigos da região e a implementação de ações para o seu desenvolvimento. A RME é composta pelos mesmos municípios da AMB, exceto Alexânia, perfazendo, assim, 11 cidades.
Candidatos a prefeito
O chamado “Entorno”, portanto, pode ter até 12 municípios, abarcando toda a área metropolitana, sendo uma região considerada bastante estratégica politicamente tanto pelos caciques políticos do Estado de Goiás, quanto do DF, os quais firmam alianças com os candidatos atuais já de olho no pleito de 2026.
E para dar uma “mãozinha” ao eleitor, trazemos, a seguir, a relação dos postulantes a prefeito dessas 12 cidades:
Águas Lindas de Goiás
Dr. Lucas Antonietti (UB), Ribeiro Tullio (PSDB), Juraci Tesoura de Ouro (PSD), Otávio Rodrigues (Podemos) e Doutor Klaus Pazlhaço (PSOL/Rede).
Alexânia
Mateus Henrique (PP), Matheus Ramos (UB), Sirlei Borges (Republicanos), Alessandra Guimarães (PL), Warley Gouveia (Podemos), Doutor Kauenio (DC), Emilson Dib (PDT), Sandro Pintor (MDB).
Cidade Ocidental
Lulinha (PP), Antônio Lima (UB) e Alex Batista (MDB).
Cocalzinho de Goiás
Alessandro Barcelos (UB) e Biscoito (MDB).
Cristalina
Dr. Luís Otávio (PL) e Jean Eustáquio (MDB).
Formosa
Delegada Fernanda (PP), Simone Ribeiro (PL), Décio do Ideal (Avante), Rejania Fontanelli (Novo), Fábio Jr. O Águia (PSDB/Cidadania) e Delegado Yasser (PT/PCdoB/PV).
Luziânia
Diego Sorgatto (UB), Diretora Ana Lúcia (PSDB), Waltinho (PL) e Lee Almeida (PSOL/Rede).
Novo Gama
Carlinhos do Mangão (PL), Jerton Sodré (PSD) e Iraquitan Palmares (PSTU).
Padre Bernardo
Joseleide Lázaro (UB), Carlos Maranhão (PT), Zé Matheus (Podemos) e Claudiênio Teixeira (PDT).
Planaltina
Delegado Cristiomário (PP), Professor Zenilton (PSDB), Ingrith Matias (Podemos), Denis Franco (PRD) e Eva Márcia (PT).
Santo Antônio do Descoberto
Jessica do Premium (UB), Meiranny Reis (PP), Pastora Silmar (PDT), Professora Railda (PT) e Luiz Lira (DC).
Valparaíso de Goiás
Marcus Vinicius (MDB), Zé Antônio (PL), Maria Yvelônia (SD), Professora Lucimar (PT) e Wesley Pacheco (Novo).
Leia também:
Campanha eleitoral: disputas acirradas no Entorno do Distrito Federal