Foi inaugurado, nesta segunda-feira (11), o Centro de Referência da Mulher de Cidade Ocidental
11 março 2024 às 20h18
COMPARTILHAR
Em todo o Brasil, existem apenas oito Centros de Referência da Mulher (CRMs), sendo um deles, agora, sediado em Cidade Ocidental. No país, a criação dos CRMs representa um passo significativo na garantia dos direitos e na promoção do bem-estar das mulheres. A inauguração de uma unidade em Cidade Ocidental demonstra o compromisso do município com o enfrentamento à violência e a promoção da igualdade de gênero.
Durante o evento desta segunda, a primeira-dama Marli Lessa destacou a importância desse espaço especializado no acolhimento e atendimento integral às mulheres, e exaltou essa grande conquista. A obra foi viabilizada com recursos federais oriundos de emendas parlamentares do ex-deputado federal João Campos (Republicanos) somados às verbas municipais.
Para a secretária Caroline Fleury a “Casa da Mulher” é uma referência para a população feminina do município: “As mulheres serão bem atendidas e terão a dignidade que merecem em Cidade Ocidental. É uma forma de combater a violência na totalidade, não somente a psicológica e patrimonial, mas a grande questão é evitar o feminicídio. Então, aqui haverá o acolhimento muito bem estruturado, para que a vítima seja recebida por profissionais preparados e treinados para que a mulher se sinta segura a fazer a denúncia. Aqui, você fortalecerá a rede de apoio à mulher no combate à violência”, explicou Fleury.
Rompendo o ciclo de violência
Os Centros de Referência da Mulher desempenham um papel fundamental de acolhimento, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor para mulheres vítimas da violência. Além disso, fornecem apoio emocional e psicológico essencial para ajudá-las a lidar com as consequências traumáticas desse tipo de situação e a fortalecê-las, capacitando-as a tomar decisões para romper o ciclo de violência.
Outro aspecto importante para a mulher é a orientação jurídica, uma vez que muitas delas desconhecem seus direitos ou têm dificuldades em acessar o sistema jurídico. Os centros de referência oferecem orientação especializada, para que as vítimas de violência busquem medidas legais de proteção.