Projeto QualificaDF Móvel leva cursos a quatro regiões administrativas
11 novembro 2023 às 09h04
COMPARTILHAR
Estão abertas as inscrições para os mais variados cursos de qualificação profissional pelo projeto QualificaDF Móvel. São 880 vagas disponíveis. As aulas serão ministradas em unidades móveis a serem implantadas em Brazlândia, Ceilândia, Riacho Fundo II e Santa Maria.
Para fazer parte desse projeto itinerante, é preciso se inscrever pelo site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF), ou comparecer às Agências de Atendimento ao Trabalhador até o dia 19 de novembro.
Requisitos para participar
Um dos critérios de participação é ser maior de 16 anos e residir próximo aos pontos onde as unidades móveis estarão instaladas. Vale destacar que adolescentes entre 16 e 18 anos precisam de autorização dos responsáveis.
De acordo com o edital do projeto divulgado pela Sedet-DF, outros requisitos são: ser beneficiário de seguro-desemprego, desempregado ou trabalhador informal; e ser trabalhador e/ou cidadão idoso de até 70 anos que busca espaço para se habilitar nas novas tecnologias e plataformas do mercado de trabalho.
Segundo o secretário-adjunto da Sedet-DF, Ivan Alves dos Santos, o QualificaDF Móvel é voltado especialmente a pessoas em situação de vulnerabilidade social. “O legal é a inserção no mercado de trabalho, devido aos altos índices de qualificação apresentados pelos alunos”, ressalta. “Tivemos cursos em que 100% dos participantes conseguiram vagas de emprego após a formação”, comemora.
Cursos em dois turnos
Antes de decidir quais regiões vão receber as unidades móveis, é realizada uma pesquisa, a fim de saber quais localidades necessitam de maior qualificação profissional e quais cursos têm maior demanda. As unidades se dirigem então aos locais contemplados, cada uma com capacidade para atender até 220 pessoas. Os cursos, com carga horária de 80 horas/aula, serão ministrados em dois turnos: matutino, das 8h às 12h; e vespertino, das 14h às 18h.