A recuperação de João Miguel, de 10 anos, deu mais um passo importante. O irmão, Gean Lucas, informou que o menino teve o dreno retirado após um raio-x solicitado pelos médicos, nesta quinta-feira (11). A expectativa é que, mantendo a melhora até segunda-feira, ele deixe a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e siga para o quarto. A extubação havia ocorrido no dia anterior.

O despertar foi marcado por confusão e choro. João perguntou que dia era, pediu água e precisou ser acalmado pela mãe enquanto tentava entender o que estava acontecendo.

O menino passou por um longo atendimento hospitalar depois de ser golpeado com uma faca no domingo (7/12), em Planaltina de Goiás. Ele brincava com os primos quando o adolescente de 16 anos, já identificado pela polícia e foragido, se irritou com a movimentação das crianças. O jovem mandou que João descesse de um pé de manga e o atacou assim que ele chegou ao chão.

Logo após ser ferido no pescoço, nas costas e no pulmão, João conseguiu caminhar até a rua. Lá, encontrou a mãe voltando do mercado. Ele caiu nos braços dela e disse estar “com muito frio”, antes de desmaiar. A mãe tentou conter o sangramento com um pano e pediu ajuda a um motorista que passava pelo local.

O primeiro atendimento foi feito na UPA de Planaltina de Goiás. Em seguida, por causa da gravidade dos ferimentos, houve a transferência para o Hospital Regional de Sobradinho (HRS). No hospital, João passou por cinco horas de cirurgia para controlar uma hemorragia severa e precisou de transfusões de sangue.

Embora não necessite de novas transfusões neste momento, a família lembra que as doações continuam importantes para reforçar o estoque do hemocentro. Elas podem ser feitas no Setor Médico Hospitalar Norte, Quadra 3, Conjunto A, Bloco 3, na Asa Norte (DF).