Unidades Básicas de Saúde de Cocalzinho passam por reforma
01 abril 2024 às 11h21
COMPARTILHAR
A prefeitura de Cocalzinho de Goiás tem realizado investimentos para melhorar a infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Por meio da Secretaria de Saúde, com recursos de emendas parlamentares, já foram realizadas reformas e manutenção em cinco unidades: UBS Joaquim Jacob, localizada em Edilândia; UBS Pedro Ximendes e UBS Veridiano Mendes, em Girassol; e UBS Eurípedes F. Gomes (“Oripão”) e UBS Antônio Alves Magalhães, em Cocalzinho.
Porta de entrada da atenção primária, as UBS passaram por processos de revitalização dos mais diversos tipos, como pintura dos prédios, tanto na parte externa quanto interna; manutenção de telhados; revisão das redes elétrica e hidráulica; novas fachadas de identificação com letreiro em ACM luminoso; substituição de equipamentos velhos e mofados; além da ampliação das instalações de ares-condicionados.
As unidades também ganharam uma área coberta na frente para proteger as pessoas que ficavam expostas ao sol ou à chuva enquanto aguardavam o início dos atendimentos. “Visualmente, as UBS estavam em um estado desgastado. Uma pessoa com problema de saúde que recorre a uma unidade e logo de cara presencia um prédio em situação de abandono, certamente não se sente bem. Hoje, podemos assegurar que tanto os pacientes quanto os servidores vão desfrutar de um ambiente digno e acolhedor”, afirma o prefeito de Cocalzinho, Alessandro Barcelos (UB).
Estrutura para pacientes de outras cidades
Segundo o gestor do Executivo, as UBS desempenham um papel fundamental, oferecendo consultas médicas e serviços preventivos essenciais para a comunidade. “A média de atendimentos por mês é de aproximadamente 4.500 pacientes, sendo cerca de 90% moradores do município. Já no Hospital Municipal, recebemos pessoas de Vila Propício, Niquelândia e Barro Alto. Cocalzinho é a entrada para várias cidades turísticas, como, por exemplo, Pirenópolis; então temos pacientes de muitas regiões”.
O secretário Municipal de Saúde, Gilmar Meneses, reforça a importância dessas melhorias, para que a população possa usufruir da estrutura disponível com maior conforto e agilidade. “Todas as unidades têm sua equipe técnica, composta pelo médico clínico, enfermeiros e técnicos. Casos mais graves são encaminhados para os hospitais. A reforma dessas unidades faz parte de um conjunto de investimentos que a prefeitura está realizando na área, como os Mutirões da Saúde, que já atenderam milhares de pessoas em 16 edições realizadas na área urbana e rural”, informa o secretário.
Otimização dos atendimentos
Após anos sem realizar manutenção predial, a unidade de Joaquim Jacob, em Edilândia, foi totalmente revitalizada e ganhou pintura nova, fachada luminosa e um ambiente totalmente reestruturado. A prefeitura também disponibilizou uma nova van adaptada para o transporte de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
Para otimizar ainda mais os atendimentos, a prefeitura inaugurou uma UBS específica para contemplar a população da zona rural de Cocalzinho. “Abrimos um ponto de apoio, onde quinzenalmente nos deslocamos com toda estrutura de saúde e profissionais para atender a população dos assentamentos Santa Felicidade, Fazendinha e Boa Sorte”, esclarece Gilmar Meneses.
As medidas implementadas também trazem reflexos positivos no combate à dengue, pois as UBS estão na linha de frente do atendimento de casos suspeitos da doença. “No ápice da dengue, reforçamos o atendimento médico nas unidades e no hospital. Além disso, está em fase final o processo seletivo para a contratação de 14 novos agentes comunitários de saúde, com o intuito de reforçar o atendimento e o trabalho de conscientização em todos os níveis de saúde, incluído as campanhas de endemias”, conclui o secretário.
População aprova as mudanças
Moradora de Cocalzinho, Tatiane Fernandes Campo, auxiliar de serviços gerais, comemorou a entrega das UBS revitalizadas. “Esse tipo de melhoria é algo muito importante para a nossa comunidade. Está tudo bonito, organizado, limpo e pronto para nos receber bem, com um ótimo atendimento. Agradeço ao prefeito e aos secretários pelos investimentos que trazem desenvolvimento para a cidade; que eles continuem trabalhando juntos e em equipe, pois ninguém faz nada sozinho”, afirma Tatiane.
Ela destaca, ainda, a inauguração da sala de raio-X no Hospital Municipal Jair Paiva, no centro de Cocalzinho, que conta com equipamentos modernos para dar agilidade nos exames. “Antes, tínhamos que ir para outra cidade para ter acesso a alguns serviços públicos de saúde”, declara a moradora.
A professora aposentada Edith da Costa Petroceli resume bem o sentimento da maioria da população. “Sou nascida e criada em Cocalzinho. Meus pais vieram para cá em 1959, somos da época que não tinha unidade de saúde e o médico vinha uma vez por semana e com muita dificuldade”, relata. E finaliza: “Houve uma melhora significativa na área da saúde, principalmente na prestação de serviços à população. Frequentemente, utilizo as unidades de saúde e percebo uma melhora no atendimento, seja por parte dos funcionários, seja dos médicos”.