Planaltina de Goiás e Pirenópolis promovem encenações da Via Sacra
28 março 2024 às 17h26
COMPARTILHAR
Uma das manifestações culturais e religiosas que mais emocionam os fiéis na Semana Santa é a Via Sacra, que revive todo o percurso de Jesus Cristo em seus derradeiros momentos, da instituição da Eucaristia, com a Santa Ceia, até o calvário na cruz e a ressurreição. No Entorno do Distrito Federal, alguns municípios já anunciaram em suas redes sociais a apresentação da via crucis na Sexta-Feira da Paixão.
Em Cidade Ocidental, a partir das 17h, na Paróquia Santo Antônio de Pádua, por exemplo, mais de 80 atores, com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, realizarão sua performance ao vivo.
Vale destacar, ainda, as superproduções realizadas em Planaltina de Goiás e Pirenópolis, que impressionam pelos figurinos, cenários e presença maciça da população.
Transmissão pelas redes sociais
Cerca de 230 pessoas, entre atores, figurantes, produção, diretoria, equipe de montagem e apoio, estão envolvidas na encenação da Via Sacra em Planaltina de Goiás, promovida pelo grupo Art Sacra, da Paróquia Divino Espírito Santo. A apresentação, realizada na cidade cenográfica criada na Praça Central do município, é reconhecida como a maior de todo o estado. Segundo o prefeito Cristiomário Medeiros (UB), é esperado um público em torno de 15 mil a 20 mil pessoas. “Teremos uma estrutura de quatro painéis de LED espalhados pela área, com transmissão ao vivo pelas redes sociais”, anuncia.
O próprio gestor de Planaltina está no elenco. “O meu personagem é José de Arimatéia que, segundo os Evangelhos, providenciou a retirada do corpo de Cristo da cruz após solicitação feita a Pôncio Pilatos”, explica. “Ele era o dono do sepulcro onde Jesus Cristo, seu amigo, foi embalsamado, numa esplanada a cerca de 30 metros do local da crucificação e de onde ressuscitou três dias depois da morte”.
A encenação começa nesta quinta, logo mais às 20h, com a cerimônia do “Lava-Pés”. Na sexta, às 16h, o público poderá reviver os outros momentos mais importantes da vida de Cristo até o ápice, que é o episódio da ressurreição.
Ao longo de toda a apresentação, a população presente contará com o apoio de brigadistas, segurança privada com drone, Guarda Civil Municipal (GCM), Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e duas equipes médicas com enfermeiros e técnicos. Além disso, a prefeitura providenciou intérpretes ao vivo e nas transmissões; áreas para pessoas com deficiência (PCD) e autistas; e fogos de artifício de baixo ruído, em respeito à sensibilidade de autistas e animais.
Experiência de fé
Já em Pirenópolis, a encenação da Via Sacra na Sexta-Feira da Paixão chega ao 18º ano, envolvendo cerca de 100 pessoas da comunidade e um público em torno de 4 mil espectadores, segundo explica o secretário de Cultura do município, Ronaldo Felix. “Esta encenação não é apenas uma representação teatral, mas uma oportunidade para que o público vivencie de forma mais próxima os eventos que cercaram a crucificação de Cristo”, analisa Felix. “É uma experiência de fé e espiritualidade que reforça a importância do sacrifício de Jesus para os cristãos”, completa.
O evento começa às 8h desta sexta, partindo da Paróquia Santa Bárbara, no Bairro do Bonfim em direção ao centro histórico da cidade. Um dos momentos mais marcantes da encenação acontece em frente à histórica Igreja do Bonfim, onde Jesus encontra Maria, sua mãe, em um encontro carregado de emoção e simbolismo.