COMPARTILHAR

A operação conta com cerca de 40 auditores da Receita e começou por volta das 4h desta quarta-feira, 11. Segundo informações da Receita, a operação deve durar cerca de 24 horas e passar por rodovias, sedes das empresas e pelo Aeroporto Internacional de Brasília.

A Receita teria identificado empresas criadas apenas para emitir notas fiscais e conceder ICMS a terceiros. “Com relação às fraudes que detectamos, elas são relativas a empresas de fachada criadas apenas para emitir documentos fiscais e conceder ICMS a terceiros”, disse o gerente de monitoramento e auditorias especiais, Rodrigo Teixeira, ao portal R7.

Além disso, a instituição ambém identificou empresas com erros na aplicação e cobrança de alíquotas. “Para essas empresas que são estabelecimentos regularmente constituídos aqui no DF, nesse primeiro momento a gente vai oportunizar a autorregularização. A gente vai informá-los sobre esse recolhimento menor e eles vão ter a oportunidade de arrecadar essa diferença sem a incidência das multas punitivas, ou seja, sem a autuação”, afirmou o gerente. (Luan Monteiro)

Leia também:

Operação bloqueia R$ 50 milhões de empresas investigadas por sonegar impostos em Goiás e no DF