Assim que terminar o carnaval, o turismo vai entrar em um período conhecido como “baixa temporada”, em que há, naturalmente, menos procura por locais com potencial turístico. Para manter o mercado do setor aquecido após as festividades, a Associação Veadeiros vai promover, de 8 a 31 de março, o já tradicional Chapada Week, que chega a sua 4ª edição.

O festival oferece descontos de até 50% em pousadas, lojas, restaurantes e atrativos na principal região de ecoturismo do Estado de Goiás, envolvendo os municípios de São João d’Aliança, Alto Paraíso, Cavalcante, Colinas do Sul e Teresina de Goiás, sendo os três primeiros da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF).

Mas o chamariz para atrair visitantes vai além dos preços tentadores. O presidente da Associação Veadeiros, Lauro Jurgeaitis, informou ao Jornal Opção Entorno que essa época é a “temporada das águas”. “É um período em que a região da Chapada dos Veadeiros está exuberante, com cachoeiras cheias e paisagens encantadoras”, divulgou.

A entrada para a Cachoeira do Cordovil sairá pela metade do preço, durante o festival (Foto: Ion David)

Turismo responsável

Ele frisou, ainda, que o festival promove a integração entre os municípios e incentiva o turismo responsável, com descontos em passeios guiados e experiências especiais na Rota Viva Veadeiros. “Nossa expectativa é que a ação gere um impacto positivo na economia local, movimentando tanto o trade turístico quanto os próprios moradores, que aproveitam os benefícios oferecidos”, afirmou.

Para comemorar a realização de mais uma edição, a Associação Veadeiros vai reunir convidados no próximo sábado no Restaurante Vendinha 1961, em Alto Paraíso, onde haverá a abertura oficial do festival. “Vamos celebrar esse momento com um grande evento de lançamento no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, reforçando o Chapada Week como um marco no nosso calendário turístico”, destacou.

Diárias de guias locais estarão a preços promocionais (Foto: Ion David)

Dicas para curtir a Chapada

O site do festival traz a relação de todos os locais onde vão ser disponibilizados descontos para os turistas. Uma das opções é a Cachoeira do Cordovil, um dos principais atrativos do Santuário Volta da Serra, e cujo acesso sai pela metade do valor durante o Chapada Week: R$ 30.

Com 187 metros de altura, a Cachoeira do Label, localizada em São João d’Aliança, é a maior do Estado de Goiás e também poderá ser visitada pelo valor de R$ 30, de 8 a 31 de março. Para chegar até a atração, o turista deve percorrer uma trilha de 1.800 metros, sendo recompensado, no final, com a queda d’água e águas verdes cristalinas.

As sessões terapêuticas também terão desconto no Chapada Week (Foto: Associação de Terapeutas Veadeiros)

Entre um passeio e outro, para relaxar, uma dica é escolher entre diversos estabelecimentos e terapeutas para fazer sessões que vão de massagens a terapias orientais, limpeza energética, Reiki, bambuterapia e muito mais. Os descontos variam entre 10% e 30%. Há, inclusive, uma alternativa gratuita: um banho de cristais na loja Florais do Cerrado, em Alto Paraíso.

Na parte gastronômica, por sua vez, os turistas podem degustar desde os variados risotos da Santo Cerrado Risoteria, com todo cardápio com 15% de desconto, até pratos selecionados, como o Picadinho de São Jorge no Restaurante Farofa, com abatimento de 30% no valor. No total, são 14 estabelecimentos oferecendo promoções ao longo dos dias do Chapada Week.

Santo Cerrado Risoteria: 15% de desconto (Foto: Divulgação)

Bons descontos em hospedagem

Já para quem está à procura de uma boa hospedagem a um custo acessível, há 47 pousadas e hotéis da região que aderiram ao festival, com descontos que variam de 10% a 42%.

Na pacata Vila São Jorge, o Baguá Bangalôs, por exemplo, oferece diárias de segunda a quinta 20% mais baratas. São cabanas e bangalôs com decoração rústica, além de piscina integrada à natureza.

Baguá Bangalôs: diárias 20% mais baratas de segunda a quinta (Foto: Divulgação)

Já na GO-239, os apartamentos de casal da Pousada Fazenda São Bento vão estar com 40% de desconto. De quebra, os hóspedes ainda têm acesso livre às cachoeiras Almécegas I, Almécegas II e São Bento. Já os adeptos do turismo de aventura podem também curtir a Tirolesa Voo do Gavião entre a Serra Almécegas, com 1.265 metros de altitude, e o morro do Mirante da Fazenda São Bento, com 1.210 metros de altitude.

Pousada Fazenda São Bento (Foto: Reprodução/Instagram)

“Essa é uma oportunidade de conhecer a fazenda em meio a uma natureza exuberante de Cerrado, acordando com o canto dos pássaros, e tomar um café da manhã delicioso, todo preparado no local, com ingredientes orgânicos”, anuncia a jornalista e proprietária da pousada, Patrícia Muller.

Por fim, a anfitriã dá algumas dicas aos turistas: “De dia, aproveite as três cachoeiras lindas que ficam dentro da propriedade. À noite, é hora de acender a lareira e, para quem gosta do ar livre, olhar as estrelas na beira da fogueira no jardim”.

Tirolesa Voo do Gavião (Foto: Ion David)

Leia também:

Festival Chapada Week 2025 promete aquecer o turismo na Chapada dos Veadeiros