O turismo rural no Entorno e no Distrito Federal ganhou um novo roteiro, oficializado recentemente pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF). O roteiro contempla oito espaços distintos, oferecendo aos visitantes a oportunidade de conhecer produtores locais, degustar produtos artesanais e realizar compras.  São eles: Queijaria Rancharia, Sítio Vale das Cabras, Cabríssima, Queijaria Walkyria, Ateliê do Queijo, Malunga, Kero Mais e Ercoara.

O presidente da Emater/DF, Cleison Duval, com os produtores da Rota do Queijo. Foto: Agência Brasília (Divulgação)

Segundo o presidente da Emater-DF, Cleison Duval, a produção de queijo tem crescido muito no Distrito Federal e a Emater entendeu que era hora de fazer o lançamento de uma rota específica para o produto. “Apesar de termos poucos produtores registrados com o queijo maturado, há uma fila com vários deles esperando para regularizar suas agroindústrias e passar definitivamente a entrar no mapa da Rota do Queijo Artesanal”, disse Duval.

Turismo gastronômico no Entorno do DF

Estruturada com os queijeiros locais e com o setor turístico, a Rota do Queijo Artesanal do DF e Entorno contou com a articulação da Emater junto aos produtores no que tange à estrutura e fomento. A expectativa é que 12 a 16 deles componham o novo roteiro turístico e gastronômico.

Arte: Agência Brasília

Localizada em Cristalina, no Entorno do DF, a fazenda Ercoara Cordeiro e Vinho faz parte da Rota do Enoturismo e agora está integrada à rota dos queijos. “Estou muito feliz em participar desse início da Rota do Queijo de Brasília”, disse o proprietário da fazenda, Erbert Correia. Ele acrescentou que, apesar dos desafios, este é o começo de uma jornada ainda maior.