Entrar em um túnel do tempo que nos leva a antigas civilizações que habitaram a região, permitindo um tipo de imersão no modo de vida e culturas que moldaram o passado. As pinturas rupestres traçam uma espécie de mapa do desenvolvimento humano na região como uma experiência de aprendizado e compreensão histórica.

Em Formosa, o tempo parece se curvar diante da beleza natural e da riqueza histórica que a região abriga. Dois espaços turísticos se destacam como verdadeiras viagens no tempo. São eles: o Bisnau Ecoturismo e o complexo de Grutas e Cavernas da Lapa de Pedra (Toca da Onça).

Pinturas rupestres de 8 mil anos

O Bisnau Ecoturismo, imerso em uma beleza natural exuberante, oferece uma experiência única. Por meio de trilhas e atividades de observação, os visitantes podem se conectar com paisagens deslumbrantes e com a história do povoamento da área.

O Bisnau Ecoturismo abriga um sítio arqueológico de 8 mil anos tomabdo pelo Iphan. Foto: Divulgação

O sítio arqueológico, com mais de 8 mil anos, já foi filmado pelo History Channel por sua singularidade. Registrado no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1975, o local atrai pesquisadores que estudam suas inscrições rupestres em baixo-relevo, produzidas pelos povos ameríndios pré-históricos.

Formações geológicas raras

Aberto para visitação turística, o complexo de grutas e cavernas da Lapa de Pedra (Toca da Onça), bem próximo ao famoso salto do Itiquira, representa um marco histórico em processo de tombamento pelo Iphan. Ali é possível apreciar registros da vida pré-histórica, com pinturas rupestres de 4 mil anos e formações geológicas únicas de raríssima beleza, que foram objeto de pesquisa de trabalhos de arqueologia da Universidade Católica de Goiás.

As pinturas rupestres da Toca da Onça foram objeto de pesquisa da Universidade Católica de Goiás

Para que se tenha ideia, no interior dessas rochas encontram-se várias grutas com inscrições rupestres geométricas desenhadas nas paredes. Agora, no segundo semestre, a Toca da Onça começará a proporcionar, também, o turismo pedagógico. Vale muito a pena aproveitar as férias das crianças e pegar a estrada para essa viagem especial.

Como chegar

Bisnau Ecoturismo – Entrada no Km 46 da BR-020, 45km após Formosa. Após deixar a rodovia, siga de carro por uma trilha de terra. São cerca de 5km até a pedra. Informações: (61) 99966-9118.

Toca da Onça – GO-116 em direção ao Salto do Itiquira. Pegue 2km pela rodovia asfaltada e entre no primeiro acesso à direita. São 7km até a porteira da Fazenda Lapa de Pedra. Informações: (61) 3631- 4478.