Os moradores divulgaram vídeos da destruição nas mídias sociais e outros canais (confira o link ao final da matéria). Nas regiões administrativas do DF, a Neoenergia e a Defesa Civil já estão em ação para avaliar e resolver os prejuízos em Planaltina e no Vale do Amanhecer. Todavia, segundo a empresa pública, não existe um prazo exato para o retorno da energia na localidade. Já os moradores que perderam suas casas e estão desabrigados em Planaltina serão cadastrados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), para que possam recorrer ao auxílio emergencial.

Em Valparaíso de Goiás, um temporal chegou a destruir casas e alagou diversas ruas, com carros sendo arrastados pela enxurrada, segundo os moradores do município. Luziânia também sofreu danos com as tempestades e, na semana passada, teve o teto da rodoviária arrancado por uma forte chuva de 30 minutos.

Equipes de limpeza da prefeitura de Valparaíso recolhem árvores derrubadas pelas chuvas. Foto: Divulgação

Vem mais chuva?

Segundo o Climatempo, na região de Valparaíso e em outros municípios, como Novo Gama, Cidade Ocidental, Santa Maria, Gama e Luziânia, há previsão de pancadas de chuva no período da tarde e à noite. 

Fique de olho em caso de emissão de “alerta laranja” que, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), significa previsão de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h), com possível queda de granizo, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Confira o vídeo de um morador de Valparaíso divulgado no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=hCktHaZVsFU