Em maio deste ano, o prefeito Diego Sorgatto promulgou a Lei nº 4.532, de autoria do vereador Luciano Braz, instituindo a devoção e a festa da Imaculada Conceição – que acontece há 200 anos no município – como patrimônio cultural imaterial.

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), os bens culturais de natureza imaterial são aqueles referentes a práticas e domínios da vida social nos quais se manifestam os saberes, as celebrações e os lugares e santuários que abrigam práticas culturais coletivas. O patrimônio imaterial é transmitido de geração em geração e recriado por comunidades e grupos, gerando um sentimento de identidade e continuidade.

Diego Sorgatto: “São 200 anos de devoção passados de geração para geração”. Foto: Prefeitura de Luziânia

Para o gestor de Luziânia, a data especial celebra a fé da população luzianiense. “Sabemos que Luziânia é uma cidade bicentenária e que sua história e cultura estão muito ligadas à fé de sua gente. A festa de Nossa Senhora da Conceição é um exemplo disso”, afirma Sorgatto. “São 200 anos de devoção passados de geração para geração, que sabemos, não se perderá, porque agora é um patrimônio cultural imaterial do município. Para o povo, essa data significa o ápice de uma vida de alegria e fé naquela que não desampara seus filhos”, conclui.

Procissão, novena e missa solene 

Na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, no Mingone II, cujo território paroquial abrange os bairros Mingone I e II, Jardim Marília, Parque Faro, Parque Cruzeiro do Sul, Jardim Umuarama, Fracarole, Cidade Osfaya, Sol Nascente e Jardim Europa, sendo administrada pelo Padre Adonias Rodrigues Filho, a novena em honra à Imaculada do ano de 2023 teve o tema: “Com a Virgem Imaculada Conceição, Chamados e Enviados em Missão”, envolvendo os jovens dos bairros da região.

Na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, no Mingone II, a novena em louvor à santa lotou a igreja

Na programação de hoje, acontece a “Procissão Iluminada” com velas, canções e orações saindo às 18h30 da Capela de Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Marília, rumo à igreja matriz. Em seguida, haverá a missa solene ministrada pelo Padre Adonias. Segundo Carolina Gomes, secretária da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, a novena lotou a igreja e, para hoje, são esperadas 200 pessoas em média. Vale destacar que haverá também missa solene no Santuário de Santa Luzia.

Em Formosa, na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, a novena em louvor que teve início em novembro com louvores e missas, e terminou na quinta-feira, dia (7). Hoje, neste dia (8), Dom Adair José Guimarães vai conduzir a Santa Missa às 19h, como solenidade à Imaculada Conceição.

Dom Adair Guimarães vai conduzir a Santa Missa como solenidade à Imaculada Conceição

O prefeito Gustavo Marques, de Formosa, diz que a festa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição é uma tradição desde a fundação do município. “Ela é nossa padroeira e o dia 8 dezembro, além de ser feriado na cidade, é sempre uma data muito respeitada e especial para os católicos”, enfatiza.

Definição do dogma da Imaculada Conceição

O dia da festa da Imaculada Conceição foi definido em 1476 pelo Papa Sisto IV. Todavia, somente em 8 de dezembro de 1854, que o Papa Pio IX, com a Bula intitulada Deus Inefável (Ineffabilis Deus), definiu oficialmente o dogma da Santa e Imaculada Concepção de Maria.