Da Redação com Stephanie Rodrigues

Por conta do atraso na entrega do crematório do DF, famílias têm realizado as cremações no Jardim Metropolitano, sediado em Valparaíso de Goiás. O local é um diferencial, uma vez que realiza o procedimento por meio de um aparelho oriundo dos Estados Unidos, com tecnologia avançada.

Data de abertura não está definida

De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), a obra do crematório de Brasília, já está concluída, com equipamentos e mobiliário no local. As etapas de testes do forno estão em andamento e a data de abertura do espaço, que fica dentro do Cemitério Campo da Esperança, será divulgada em breve. O serviço irá atender o público de todos os estados e o Distrito Federal.

Obra do crematório do DF no Campo da Esperança. Foto: Divulgação (Agência Brasília)

Todavia, o Instituto Brasília Ambiental, por meio da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam), informou que para dar prosseguimento à análise técnica do requerimento de licença ambiental de operação do crematório, precisa aguardar o resultado do teste de queima (utilização do forno), que foi realizado pela empresa. Caso seja aprovado, ocorrerá o deferimento da licença ambiental de operação da atividade, muito embora já tenha sido publicado no DODF como sendo uma prioridade, uma vez que é de interesse público.

Especificações para autorizar a cremação

No crematório goiano, Jardim Metropolitano, a cremação é feita com até 24 horas do falecimento do ente querido, sendo necessária a assinatura de dois médicos na certidão de óbito. O crematório informa, ainda, que a autorização do procedimento precisa ser permitida por parentes próximos, respeitando a sequência de ascendência e descendência e, também, pode ser feita por irmãos que atingiram a maioridade, com a presença de duas testemunhas. “No caso de morte violenta, a cremação deverá ser autorizada judicialmente”, informou a administração do Jardim Metropolitano.

Vale ressaltar que os familiares não podem acompanhar a cremação, que dura em média de 3 a 5 horas. Os interessados podem obter maiores informações por meio do site: http://www.jardimmetropolitano.com.br.