Participaram da reunião acompanhando o governador do DF, no Ministério dos Transportes, o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, o deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF) e o deputado distrital Iolando Almeida (MDB).

O governador Ibaneis Rocha anunciou a duplicação da BR-080 em reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho. Foto: Agência Brasília

O alargamento da via faz parte do Plano de Governo 2023-2026 e foi incluído no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo governo federal. A BR-080 é a única saída do Distrito Federal que ainda não está duplicada e a obra é uma forma essencial de garantir mais segurança para os motoristas que transitam na região, uma vez que, pelo excesso de acidentes, a via tem a alcunha de “rodovia da morte”. Entre outras benesses, a duplicação vai melhorar a ligação da área leste do DF com Goiás. 

Licenciamento ambiental é responsabilidade do GDF

Segundo dados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a obra custará cerca de R$ 315 milhões e deverá ter sua conclusão em 36 meses. “Nós estamos com quase tudo pronto; só falta o licenciamento ambiental, que sairá nos próximos dias para, neste mês de novembro, darmos a ordem de serviço”, frisou o ministro dos Transportes. 

A BR-080 é a única saída do Distrito Federal que ainda não está duplicada. Foto: Agência Brasília

De acordo com o Departamento de Estradas e Rodagens do DF (DER-DF), a empresa responsável terá que executar obras de adequação de capacidade, duplicação, restauração, melhorias de segurança e eliminação de pontos críticos da BR-080, do segmento 0 km a 24,6 km, que faz entroncamento com a BR-251 e a DF-001/240. Por sinal, a empresa já foi contratada em licitação realizada pelo Ministério da Infraestrutura e o projeto, cuja assinatura é do DNIT, está pronto, faltando apenas a aprovação do licenciamento ambiental, que está a cargo do GDF.