Goiás é um estado majoritariamente voltado para o agronegócio e na região do Entorno encontram-se municípios que são fortes produtores, como é o caso de Cristalina. Dentro do rol de estudos de tendências da expansão agropecuária, a RIDE vem sendo objeto de análise sobre atividades modernizadas no segmento. O censo Agropecuário mais recente aponta que, além de Cristalina (um dos principais produtores de grãos do Centro-Oeste), Luziânia, Formosa e Unaí também estão em crescimento constante.

Visando melhorar e impulsionar a produção nas áreas rurais dos municípios goianos, o programa Mecaniza Campo chegou às prefeituras de Novo Gama, Luziânia, Santo Antônio do Descoberto e, agora, chega em Cavalcante. Todas foram beneficiadas com maquinários e equipamentos adquiridos e entregues desde 2019 até o momento. São tratores, plainas, retroescavadeiras, caminhões de lixo, caminhões pipa, motoniveladoras, caminhões baú, caminhões basculantes, grades aradoras e pás-carregadeiras.

Recursos da bancada federal goiana

Os recursos do Mecaniza foram direcionados por deputados federais e senadores goianos e repassados por órgãos federais como os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Desenvolvimento Regional (MDR). Em todos os casos houve contrapartida financeira do Estado.

Os deputados federais que destinaram recursos para aquisição dos bens foram: Elias Vaz, Rubens Otoni, Célio Silveira, Adriano do Baldy, Glaustin da Fokus, José Nelto, Professor Alcides e Magda Moffato. “Esta é uma iniciativa extremamente importante, porque permite a renovação da frota de máquinas dos municípios e, com isso, as prefeituras têm condições de intervir na infraestrutura local, fazendo a manutenção de estradas vicinais e apoiando atividades da agricultura familiar”, destacou o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende.