A CLDF aprovou esta semana a privatização deste velho e conhecido imbróglio do DF, com prazo de concessão de 20 anos. Espera-se que a concessionária ganhadora da concessão, que, por sinal, já foi autorizada pelo Tribunal de Contas do DF, resolva o que o GDF não resolveu. Que se entenda que isso inclui: as obras de recuperação estrutural do viaduto da plataforma, que balança, mas ainda não caiu, assim como as obras urgentes de reforma do edifício, além de limpeza, manutenção e segurança, coisa que não se vê por ali há tempos! Veremos, será?

Fissuras graves e indicação de desabamento em 2019

Concessões de rodovias têm mostrado bons resultados, mas será que a Rodoviária de Brasília tem solução? Mesmo havendo movimentos populares contra a privatização, para quem não se recorda, no ano de 2019 haviam fissuras graves no prédio que poderiam acarretar no desabamento da estrutura, de acordo com informações da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). Um ano antes, em 2018, o viaduto da Galeria dos Estados, no Eixão Sul, desabou e tinha graves problemas estruturais, assim como a rodoviária tem também. É bom lembrar que passam por ali mais de 650 mil usuários de transportes coletivos diariamente.