Em 2023, Goiás teve um total de 110.463 casos confirmados, com 452 óbitos pela doença. Os dados podem ser conferidos no painel da Secretaria de Estado de saúde (SESGO).

O governo de Goiás, após orientação da nota técnica nº 83/2023, publicada pelo Ministério da Saúde, que confirmou a identificação de duas sublinhagens de uma variante da Covid-19 no Brasil (JN.1 e JG.3), disponibilizou o imunizante nas 989 salas de vacinação em todo o estado. Além dos idosos, portadores de HIV, transplantados, portadores de doença renal crônica e pacientes oncológicos podem buscar a dose de reforço.

Prefeituras se mobilizam

Em Planaltina de Goiás, de acordo com a secretária de Saúde, Daniela Borges Meneses, a prefeitura terá ações de vacinação aos finais de semana em igrejas e nos postos de saúde 10 (Itapuã), 1 (Três Oeste) e 16 e 25 (9 Norte). “Nós percebemos que, durante a semana, a população tem dificuldade de levar as crianças e de ir tomar a vacina. Geralmente, são pessoas que trabalham em Brasília. Então, independentemente do Dia D, todos os meses nós abrimos uma unidade para vacinação; inclusive, ganhamos a premiação de imunização no estado por conta desta ação. São espaços que alcançam a população; fazemos a busca ativa por meio dos agentes de saúde e dos médicos, que relembram aos pacientes a importância da vacinação estar em dia”, divulga a gestora.

Em Planaltina de Goiás haverá vacinação aos finais de semana em igrejas e postos de saúde. Foto: divulgação

Em Novo Gama, em colaboração com a Secretaria de Saúde e a Vigilância Epidemiológica, a prefeitura disponibilizou para a população do município, até o dia 22 de dezembro, três unidades de saúde com horário de vacinação das 17h às 22h, proporcionando maior acessibilidade por meio do Vacina Móvel. O veículo pretende ampliar a cobertura vacinal e também percorrerá as áreas mais remotas do município.