Homem é preso após enganar mais de 40 mulheres no DF e Entorno com o “golpe do amor”

28 junho 2025 às 14h34

COMPARTILHAR
A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu nesta quinta-feira (27), na cidade Estrutural, Wagner Santos Oliveira, de 43 anos. Ele é acusado de aplicar o chamado “golpe do amor” em mais de 40 mulheres, em diversas cidades do DF e do Entorno, como Luziânia, Valparaíso, Novo Gama e Cidade Ocidental.
Segundo as investigações, o suspeito utilizava redes sociais e aplicativos de relacionamento para se aproximar das vítimas, fingir envolvimento afetivo e, posteriormente, obter vantagens financeiras por meio de pedidos de dinheiro, empréstimos e veículos financiados.
A prisão foi realizada por policiais da 8ª Delegacia de Polícia após monitoramento e campana. Contra Wagner havia um mandado de prisão expedido pela Justiça, por furto mediante fraude cometido na Cidade Ocidental.
De acordo com a delegada Bruna Eiras, Wagner utilizava sempre a mesma abordagem: se apresentava como empresário do ramo de eletrônicos ou dizia estar prestes a abrir um restaurante, e convencia as mulheres a ajudá-lo financeiramente.
“Ele conquistava a confiança das vítimas afirmando que tinha mercadorias retidas na Receita Federal e que precisava de dinheiro para liberá-las. As mulheres, acreditando na relação, faziam empréstimos, financiavam veículos e entregavam quantias em espécie. Depois que se aproveitava, rompia o contato e partia para a próxima vítima”, explicou a delegada.
Uma das vítimas, que preferiu não se identificar, relatou que manteve um relacionamento de três meses com o acusado. Durante esse período, financiou um carro no valor de R$ 92 mil e contraiu um empréstimo de mais de R$ 20 mil.
“Ele era muito educado, parecia um homem de bem. Disse que queria casar, até falou em comprar alianças. Se vestia bem, era carismático, pagava lanche, ia à igreja comigo. Só descobri que era golpe quando minha filha pesquisou o nome dele na internet e encontrou reportagens antigas”, contou.
Desconfiada, ela colaborou com a polícia na ação que resultou na prisão. “Mantive contato e fiz ele acreditar que estava tudo normal. Marquei um encontro e a polícia fez o flagrante. Foi um alívio”, disse.
A Polícia Civil acredita que o número de vítimas pode ser ainda maior e pede que outras mulheres que tenham passado por situações semelhantes procurem a delegacia mais próxima.
“Se você se relacionou com alguém com esse perfil e teve prejuízo financeiro, é fundamental registrar a ocorrência. Só assim ele poderá responder por todos os crimes praticados”, alertou a delegada.
Wagner Santos Oliveira está preso e à disposição da Justiça. A defesa do acusado não foi localizada até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para manifestação. As investigações continuam.