Prefeito de Cristalina deixa PL e anuncia ida ao União Brasil

17 agosto 2025 às 10h53

COMPARTILHAR
O prefeito de Cristalina, Dr. Luis Otávio (sem partido), confirmou que irá se filiar ao União Brasil, após ter sido eleito pelo PL em 2024. A decisão, segundo ele, é fruto de um compromisso político firmado ainda no período em que ingressou na vida pública como vice-prefeito.
“Quando entrei na política, lá atrás, ficou combinado que, no momento em que eu fosse candidato a prefeito, seria pelo União Brasil. Na eleição passada, acabei saindo pelo PL com aval do governador Ronaldo Caiado, mas a minha palavra continua valendo. Agora chegou a hora de formalizar essa ida para o União Brasil”, explicou.

Negociações e fidelidade ao governador
Em entrevista exclusiva ao Jornal Opção Entorno, Dr. Luis Otávio, nos recebeu em seu gabinete e contou que sua trajetória partidária foi marcada por articulações com lideranças do agronegócio e com o próprio governador. Inicialmente, ele esteve no Cidadania, depois migrou para o PL, onde venceu a eleição com quase 70% dos votos.
Mesmo com convites de outras siglas, o prefeito afirma que sempre pautou sua decisão pela lealdade ao governador Ronaldo Caiado e ao presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner. “Tive conversas com outras legendas, mas sempre deixei claro que a minha palavra estava dada ao governador. A relação de confiança e o compromisso firmado lá atrás pesaram mais do que qualquer negociação política”, destacou.
Agora, a filiação ao União Brasil deve ser sacramentada em breve, junto à nova composição da sigla no município. O prefeito também reforçou o sentimento de gratidão ao PL e ao deputado federal Hildo do Candango, que apoiou sua candidatura.

Balanço da gestão: dívidas, obras e protagonismo no agronegócio
Com oito meses de mandato, Dr. Luis Otávio avalia que o principal desafio da administração tem sido sanear as finanças da Prefeitura. Segundo ele, mais de R$ 15 milhões em dívidas já foram pagos em 2025, o que considera essencial para recuperar a capacidade de investimento da cidade.
“Esse é um trabalho que não aparece, mas que garante ao próximo gestor uma Prefeitura com credibilidade e condições de investir mais rápido. É como construir três escolas invisíveis: eu deixo de erguer prédios hoje, mas quito dívidas e preparo o futuro”, comparou.
Entre os projetos de maior visibilidade, o prefeito destacou:
- Expo Irrigação – primeira feira voltada exclusivamente à irrigação, consolidando Cristalina como capital nacional do setor;
- Implantação da UTI – com projeto já avançado para início das obras;
- Construção de moradias populares em fase de planejamento;
- Pavimentação urbana e recuperação de estradas rurais, com quatro frentes de trabalho ativas;
- Pagamento do piso nacional dos professores já no primeiro ano de gestão, algo inédito no município.
“Estamos organizando a casa para que Cristalina tenha um futuro sólido. Mas também buscamos protagonismo. Ao sediar a Expo Irrigação, mostramos que nossa cidade é referência não só para Goiás, mas para o Brasil”, afirmou.

Reeleição?
Apesar do ritmo acelerado de ações, o prefeito desconversou sobre a possibilidade de disputar a reeleição em 2028. “É cedo para falar em reeleição. Primeiro, preciso saber se a população aprova a gestão. Meu compromisso hoje não é com a próxima eleição, mas em fazer a melhor administração da história de Cristalina”, concluiu.
Leia também:
ExpoIrrigação transforma Cristalina na capital da irrigação em Goiás