Obra de viaduto iniciada por Pábio Mossoró não avança com Marcus Vinícius no comando

22 agosto 2025 às 15h39

COMPARTILHAR
As obras do viaduto da BR-040, em Valparaíso de Goiás, seguem paralisadas e sem previsão de retomada. Iniciada ainda na gestão anterior, há mais de um ano, a construção é considerada fundamental para melhorar o tráfego no Entorno Sul do Distrito Federal, mas até agora pouco avançou. A obra inicialmente orçada em R$ 34.993.447,22, com verba da própria prefeitura e emendas parlamentares.
O projeto, apontado como uma das principais promessas de infraestrutura da cidade, travou já em abril deste ano. Na época, a Prefeitura alegou não ter recursos financeiros suficientes para dar continuidade à execução. Para viabilizar a retomada, o prefeito Marcus Vinícius (MDB), que foi secretário de Obras na gestão passada, está com diversas obras “engasgadas” e ficam apenas no lançamento e não consegue concluir. O viaduto é mais uma delas, teve que recorrer ao apoio de parlamentares federais.
O deputado federal Célio Silveira (MDB) levou a demanda ao ministro dos Transportes, Renan Filho, que anunciou a liberação de recursos da União para destravar a obra. A expectativa era de que, com esse reforço, o viaduto pudesse avançar, beneficiando não apenas os moradores de Valparaíso, mas também motoristas que utilizam diariamente a BR-040, ligação fundamental entre o Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais.
No entanto, quatro meses depois, o cenário é de abandono. Na manhã desta sexta-feira (22), a reportagem do Jornal Opção Entorno esteve no local e encontrou o canteiro de obras completamente vazio, sem trabalhadores, máquinas ou tratores em atividade.
A obra é considerada estratégica para desafogar o trânsito da região. O viaduto deve ligar a Etapa A, no bairro Valparaíso I, ao Jardim Oriente, permitindo que os motoristas cruzem a rodovia sem interferir no fluxo de entrada e saída da cidade. Estima-se que mais de 150 mil veículos circulem diariamente pelo trecho.
A reportagem do Jornal Opção Entorno questionou a assessoria de comunicação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes sobre a obra. O órgão respondeu por meio de nota: “O DNIT informa que está em análise na autarquia a requisição efetuada pela Prefeitura de Valparaíso de Goiás para a sub-rogação do contrato das obras de implantação do viaduto na BR-040/GO, localizado na cidade. Caso seja aprovado pelo DNIT, o Departamento irá assumir os direitos e obrigações previstos no documento”.
A Prefeitura de Valparaíso foi procurada, mas até o fechamento desta matéria não houve manifestação.
Leia também:
União vai garantir continuidade das obras do viaduto em Valparaíso com recursos federais