A Polícia Militar do Distrito Federal, por meio do Grupamento de Operações no Cerrado (GOC) do Batalhão Ambiental, em conjunto com o Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), registrou na tarde desta segunda-feira (25) um caso de crime ambiental na zona rural de Planaltina-DF.

Durante a vistoria, os agentes encontraram o soterramento de parte do Rio São Bartolomeu, a construção de duas barragens, o nivelamento de um topo de morro e a derrubada de árvores do cerrado em área de proteção ambiental e refúgio de vida silvestre.

O Rio São Bartolomeu, que nasce em Planaltina, banha tanto o Distrito Federal quanto o estado de Goiás, sendo considerado um curso d’água compartilhado entre as duas unidades da federação. Atualmente, ele integra a bacia hidrográfica do DF, mas também abastece municípios goianos como Cidade Ocidental, Luziânia e Cristalina.

Maquinários e trator foram encontrados no local. Foto: Reprodução/PMDF

Segundo a PMDF, o responsável pela obra não possuía autorização dos órgãos competentes e foi levado para a 16ª Delegacia de Polícia.

De acordo com o IBRAM, foi aplicada uma multa no valor de R$ 276.251,40. Além disso, a obra foi embargada e o infrator recebeu uma advertência formal.