Incêndio atinge Chapada dos Veadeiros há três dias e já devastou quase 2 mil hectares

01 outubro 2025 às 20h14

COMPARTILHAR
Uma área da Chapada dos Veadeiros, próxima ao município de Cavalcante (GO), está sendo devastada pelo fogo há três dias. Segundo o Corpo de Bombeiros de Goiás (CBMGO), já foram consumidos 1.886 hectares de vegetação, o equivalente a mais de 2 mil campos de futebol. Ainda não há confirmação se o incêndio teve origem criminosa.
O terreno montanhoso e de difícil acesso, localizado na região da estrada para Colinas do Sul, na zona rural de Cavalcante, somado ao clima seco, altas temperaturas e ventos fortes, dificulta a atuação das equipes. O incêndio apresenta três linhas de fogo, ou seja, diferentes frentes sem controle.
De acordo com o major Weslei Ferreira Teixeira, os bombeiros seguem na linha de frente desde o início da ocorrência. “O trabalho está sendo desenvolvido em conjunto com o PrevFogo Ibama, já estamos indo para o terceiro dia na linha de frente”, explicou.
Nesta quarta-feira (1º/10), uma equipe do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo) chegou para reforçar o trabalho. No dia anterior, duas equipes dos bombeiros já haviam atuado em campo. Brigadas comunitárias também se uniram ao enfrentamento das chamas.
O major ressaltou que o grande número de focos exige uma estratégia de priorização. “Como são muitos focos, estamos priorizando aqueles que têm o maior potencial de atingir a comunidade local, queimando suas casas ou vitimando animais”, afirmou.
Ele destacou ainda que a geografia da região aumenta as dificuldades. São incêndios que estão acontecendo em locais de difícil acesso e, por isso, demandam uma quantidade maior de tempo e de recurso. Mas estamos trabalhando firmemente aqui para poder resolver a situação”, completou.
No início de setembro, outro incêndio de grandes proporções atingiu a região do Vale do São Pedro, em São João d’Aliança (GO), também na Chapada dos Veadeiros, devastando uma área estimada em 10 km².
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), não há focos dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que segue aberto à visitação.
O balanço mais recente aponta que 35 brigadistas atuam no combate: 24 do PrevFogo, seis da Brigada Voluntária Ambiental de Cavalcante (Brivac) e cinco do ICMBio. Eles contam com cinco viaturas no trabalho em campo. Algumas propriedades foram atingidas, com danos em cercas e cocheiras.