Oito representantes de Novo Gama participaram da capacitação, outro grupo de Águas Lindas contou com 26 pessoas. O conteúdo foi focado em compreender o funcionamento dos blocos específicos do Sistema Único de Saúde (SUS) e aprender a acessar e analisar informações disponíveis nos Portais de Transparência da Saúde, do Banco do Brasil e do Tribunal de Contas do Município. O grupo de Águas Lindas também realizou a análise de balancetes. Entre os temas abordados estavam vigilância em saúde, assistência farmacêutica e gestão do SUS.

A abertura do evento ficou por conta da promotora de Justiça Tânia D’Able Rocha de Torres Bandeira, que incentivou a participação ativa dos presentes nas atividades. Também estiveram no encontro a assistente social Cristiane Bastos Galvão, da Coordenadoria de Apoio à Atuação Extrajudicial; presidentes de Conselhos Municipais de Saúde; representantes de ONGs; além de servidores das secretarias e dos postos de saúde da família de Novo Gama e Águas Lindas.

O curso foi ministrado pela auditora contábil Josenilda Ribeiro da Silva, em parceria entre o Ministério Público de Goiás (MP-GO) e o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO). A capacitação integrou as ações dos grupos de trabalho de fortalecimento do controle social nos dois municípios.

Encerrando o evento, o grupo de Águas Lindas apresentou parte do trabalho da nova auditoria das unidades básicas de saúde. A iniciativa ocorre após o fim do prazo de 60 dias estabelecido para a entrega do relatório da auditoria cívica, finalizada em junho deste ano. Parte da programação contou ainda com a participação do promotor Fernando Centeno Dutra.