Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra um homem, identificado pelos interlocutores como professor, comentando indicadores da educação de Santo Antônio do Descoberto. No material, ele afirma que o município ocupa a 178ª posição entre 246 cidades goianas, em um ranking ligado à alfabetização e ao repasse do ICMS voltado para a educação.

No diálogo, uma segunda pessoa pergunta: “Professor, me explica esse ranking aqui da educação, do repasse do ICMS lá de Santo Antônio do Descoberto. O que são esses indicadores?”.

O professor responde dizendo que, no indicador de alfabetização, que segundo ele representa 90% do peso na avaliação, o município teria alcançado “0,36, de 0 a 1”. Em seguida, ele afirma: “Então ele está mostrando que ele é dos piores em alfabetização. As crianças não aprendem em Santo Antônio do Descoberto. Que é o que conta para o ICMS Educação.”

Durante a explicação, ele menciona ainda: “Quando você coloca a taxa de aprovação também, ele é o penúltimo lugar. Ou seja, lá tem reprovação e abandono, certo? Lá no ensino básico.” Segundo ele, o índice final seria “183”. Ele completa dizendo que o município possui cerca de “quase 10 mil alunos”, o que o colocaria entre os que têm maior número de matrículas, mas com desempenho considerado baixo no fator qualidade: “Ou seja, na parte qualitativa, Santo Antônio é descoberto um dos piores municípios de Goiás na educação. Sim, com certeza.”

O site utilizado na consulta, segundo o diálogo divulgado, é de base governamental, onde constam indicadores nacionais de educação.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado em 2007, reúne dados do fluxo escolar e das avaliações de desempenho. Ele usa informações de aprovação do Censo Escolar e resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O índice varia de 0 a 10 e é adotado como ferramenta para metas e acompanhamento da qualidade da educação básica.

O que diz a secretaria?

Em nota enviada ao Jornal Opção Entorno, a Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio do Descoberto afirmou que trabalha de forma planejada para fortalecer a rede de ensino e que reconhece a importância dos indicadores como instrumentos de diagnóstico.

A pasta declarou:

“Reconhecemos a importância fundamental dos índices de avaliação como ferramentas diagnósticas que nos permitem identificar desafios e nortear nossas políticas públicas. Longe de ignorar tais indicadores, esta Secretaria os utiliza como um importante ponto de partida para a intensificação de um trabalho sério, planejado e estratégico que já se encontra em pleno andamento.”

A nota também afirma que a gestão tem atuado com diálogo entre poder público, escolas e comunidade:

“Prova disso foi a realização de uma importante reunião na Câmara Municipal de Vereadores, um encontro estratégico que teve como pauta central a discussão aprofundada sobre os desafios da educação e a apresentação do novo cenário trazido pela lei do ICMS educacional.”

Segundo a Secretaria, estão sendo feitos investimentos em infraestrutura, distribuição de uniformes, material pedagógico, programas de formação continuada para professores e modernização das escolas.

A pasta conclui afirmando que a educação segue como prioridade e que “os indicadores, embora importantes, retratam um momento específico e servem de estímulo para o trabalho que já está em curso.”