Uma obra de grandes proporções, o Sistema Corumbá foi inaugurado em abril de 2022, beneficiando os municípios da Região Metropolitana do Entorno (RME): Cidade Ocidental, Luziânia, Valparaíso de Goiás e Novo Gama, além da região sul do Distrito Federal.

A primeira etapa da obra resultou na entrega de uma capacidade de produção de 2.800 litros por segundo de água tratada, atendendo às demandas das companhias Saneago e Caesb. A captação ocorre no Lago Corumbá IV, seguindo através da Estação Elevatória de Água Bruta, em Luziânia, até a Estação de Tratamento de Água, situada em Valparaíso.

Após passarem por um rigoroso processo de tratamento, os recursos hídricos são encaminhados para as redes de distribuição, garantindo o abastecimento aos consumidores do Entorno Sul.

Novo trecho abastecerá 21 bairros

A implementação do novo trecho de 4 mil metros da adutora, que se conecta ao Centro de Reservação do Sistema de Abastecimento de Água Leste Mandu, vai beneficiar aproximadamente 20 mil famílias.

As obras do novo trecho vão beneficiar aproximadamente 20 mil famílias. Foto: Saneago

Com a capacidade de armazenar mais 2,2 milhões de litros de água tratada, esta etapa do projeto assegurará o abastecimento para 21 bairros, incluindo Parque Estrela Dalva, Parque JK, Vila São José, Norte Serrinha e Parque Alvorada.

Leia também:

Distrito de Campos Lindos, em Cristalina, vai receber água tratada