Avião que saiu de Goiás e caiu em São Paulo pertence à família conhecida pela defesa ao meio ambiente
09 janeiro 2025 às 15h12
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O avião que caiu na Praia do Cruzeiro, em Ubatuba, no Litoral de São Paulo, após sair de Goiás, pertence à tradicional e milionária família Fries. As vítimas possuem fazendas em Mineiros, no sudoeste goiano, conhecidas nacionalmente pela atuação na preservação do meio ambiente.
A família também foi responsável por criar o corredor das onças na propriedade rural, onde nasce o Rio Araguaia. O projeto, que atravessa cidades banhadas pelo curso d’água, foi implantado com o objetivo de evitar acidentes nas estradas envolvendo animais silvestres.
Acidente
O acidente ocorreu na manhã desta segunda-feira, 9, após o avião sair do aeródromo, ultrapassar a pista que margeia a praia e chegar à faixa de areia em chamas. O avião transportava, além do piloto, a filha da matriarca da família, o marido dela e dois filhos do casal de produtores rurais do município goiano.
O piloto identificado como Paulo Segheto, que era paulista, mas morava em Goiás, faleceu no acidente. A identidade das demais vítimas ainda não foi revelada. Todas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A Defesa Civil da cidade informou que cinco viaturas e 12 bombeiros atuam no local. Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), a aeronave passou por uma excursão de pista, que é caracterizada quando o avião sai da pista no momento de pouso ou de decolagem.
A aeronave, com matrícula PR-GFS, modelo 525, foi fabricada em 2008 pela empresa Cessna Aircraft. Ela tem capacidade para sete passageiros, além de dois pilotos. Segundo o sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave estava com operação negada para táxi aéreo, mas com situação de aeronavegabilidade “normal”.
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) disse que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado para a ocorrência e que, na ação inicial, são utilizadas técnicas específicas para realização de coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial de danos na aeronave, entre outras informações. (Pedro Moura)
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