Esplanada segue degradada após Natal de R$ 15 milhões e Novacap diz não ser responsável
13 janeiro 2026 às 14h51

COMPARTILHAR
Quase dez dias após o encerramento do evento Natal 2026, promovido pelo Governo do Distrito Federal (GDF), a Esplanada dos Ministérios ainda apresenta restos de estruturas, estacas e sinais de desgaste no gramado. O evento terminou no dia 5 de janeiro e, segundo o GDF, teve investimento de cerca de R$ 15 milhões.
No dia 13 de janeiro, servidores que trabalham na região relataram preocupação com a situação do local. A servidora federal Dayana Soares afirmou que o cenário é de abandono. “É um absurdo todos os dias olhar para o que ficou, uma destruição, parece que passou um furacão aqui e destruiu tudo. A maioria dos turistas vem para visitar a Esplanada e encontra um lixão a céu aberto. Eu trabalho aqui do lado e não vejo ninguém mexendo aqui tem dias”, disse.
Já a servidora terceirizada Fernanda Marcelina destacou riscos para pedestres, principalmente no período da noite. “Eu saio do serviço por volta das 19h e às vezes preciso ligar a lanterna do celular porque aqui é escuro. Tem várias estacas espalhadas com pregos pela passagem de pedestres. Antes tinha ainda mais, com pregos, mas agora não tem porque a imprensa está em cima”, relatou.
Segundo informações divulgadas pelo GDF, o projeto ocupou uma área de 64.590 metros quadrados da Esplanada, com estruturas como árvore de 30 metros, pista de patinação, roda-gigante, teatro infantil, palco principal, vila cenográfica com 17 casinhas e praça de alimentação de 5.000 metros quadrados. A programação contou com apresentações artísticas, oficinas e atrações gratuitas ao público.
O governo informou que todas as contratações seguiram a legislação vigente e que os valores passaram por aprovação e controle antes da execução. Também foram detalhados custos com artistas, profissionais e estruturas cenográficas, apontados como compatíveis com eventos de médio e grande porte.
Após questionamentos da reportagem, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) enviou nota informando que, no momento, não é responsável pela administração da Esplanada dos Ministérios nem pelas providências relacionadas ao evento.
Nota da Novacap
“Em resposta às solicitações referentes às condições da Esplanada dos Ministérios após a realização do evento ‘Nosso Natal’, a Novacap informa que, no momento, não é responsável pela administração do espaço nem pelas providências relacionadas ao ocorrido.
Apesar disso, a companhia realizará uma vistoria técnica no local para verificar os danos ao gramado e outros pontos citados, com o intuito de avaliar a extensão dos problemas e documentar as condições presentes.
Após essa análise, a Novacap aguardará orientações oficiais para definir possíveis ações específicas dentro de suas atribuições, especialmente no que diz respeito à recuperação do gramado, caso seja necessária.”
