Cerca de 90 mil moradores da área rural são beneficiados com manutenção de vias
16 novembro 2023 às 18h41
COMPARTILHAR
Os consumidores finais são os brasilienses e os moradores da região do Entorno, que adquirem produtos frescos oriundos da área rural do DF. Somente em setembro deste ano, as equipes que compõem a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) utilizaram cerca de 350 caminhões de RCC para conservar as estradas rurais. Já o DER aplica em torno de 400 mil toneladas de material, anualmente, para realizar a manutenção de rodovias não pavimentadas que são de sua responsabilidade. O investimento anual do departamento é de aproximadamente R$ 3 milhões para fazer o revestimento dessas vias.
Aplicação de cascalho e serviço de terraplanagem
De acordo com a Secretaria de Governo do GDF (Segov), de 2019 até setembro deste ano, 6.294 quilômetros de estradas rurais foram recuperados, com aplicação de cascalho e resíduos da construção civil (RCC), sendo 1.076 km somente em 2023. A ação é preventiva e tem contribuído de modo a facilitar o escoamento da safra agrícola.
Em São Sebastião, por exemplo, o serviço de terraplanagem tem sido constante com a colocação de brita e de RCC – ação que ajuda a reduzir a poeira e amplia a acessibilidade nas pistas não asfaltadas. Os serviços de manutenção na região beneficiam em média 50 mil moradores dos bairros rurais: Morro da Cruz, Capão Comprido, Zumbi dos Palmares, Residencial Vitória, Bora Manso e Vila do Boa.