Moradores do Entorno serão incentivados a emplacar veículos em suas cidades

19 janeiro 2024 às 18h12

COMPARTILHAR
Com intuito de melhorar a arrecadação municipal, o Detran de Goiás vai iniciar uma campanha de conscientização para incentivar a transferência do veículo para o município de residência do condutor. Com essa temática, o presidente do Detran de Goiás, Waldir Soares, se reuniu na quarta-feira (17), na Câmara Municipal de Santo Antônio do Descoberto, com prefeitos e representantes e com a secretária do Entorno do Distrito Federal, Caroline Fleury, para discutir um plano de incentivo para que os proprietários de veículos possam transferir o emplacamento para Goiás.
Em parceria com os municípios, o Detran vai iniciar uma campanha de conscientização, a fim de reforçar a necessidade de transferência para a sua unidade de federação. O intuito é melhorar a arrecadação de tributos estaduais e municipais. Segundo estimativas do órgão, metade dos veículos da região do Entorno tem emplacamento feito em Brasília. Caso sejam transferidos para o estado de Goiás, as taxas e o IPVA seriam repassados aos municípios.
Waldir Soares ressaltou que emplacar um veículo em um local diferente de sua residência é ilegal; todavia a intenção do governo não é impor. “Se o proprietário do veículo reside no município e desfruta dos benefícios de saúde, segurança e educação, é justo que contribua para a comunidade local”, argumentou. O presidente do órgão também adiantou que o Detran pretende cobrar da União uma compensação financeira, com a expectativa de aumentar a arrecadação em 200%.
Campanhas educativas para adesão voluntária
A secretária de Estado do Entorno do DF (SEDF-GO), Caroline Fleury, enfatizou a intenção do governo de Goiás em conscientizar e simplificar os procedimentos burocráticos, para que a adesão seja voluntária por parte dos cidadãos. “O objetivo é demonstrar que essa mudança é benéfica para os municípios, para os cidadãos e para o estado. Entendemos que é necessário criar um ambiente de facilitação para que a população faça isso de forma espontânea”, destacou a secretária.
Além disso, a longo prazo, os órgãos vão buscar assistência da União para que os recursos sejam revertidos em investimentos para os municípios do Entorno. “Nós vamos trabalhar as campanhas educativas de conscientização e o Detran-GO já colocou à disposição os mutirões, que acontecerão à noite e aos finais de semana, e que vão ajudar nesta demanda”, enfatiza.
Prefeitos sugerem compensação financeira
Alguns prefeitos presentes na reunião destacaram que é importante conscientizar a população de que os impostos sobre os carros impactam diretamente em todos os serviços oferecidos pelo poder público. Porém, defendem uma transição suave, com incentivos para que os motoristas efetuem a mudança de modo voluntário e com uma compensação financeira.

O superintendente de Trânsito e Transportes de Valparaíso de Goiás, Antônio César, reiterou que, sem uma compensação para atrair os usuários, será difícil convencê-los a emplacar seus veículos nos municípios. “Atualmente, existe uma diferença de R$ 300 entre as taxas de um carro emplacado em Brasília e aquele emplacado nos municípios do Entorno. Será um desafio convencer os condutores a gastarem R$ 300 adicionais para registrar seus veículos em nossas cidades. Precisamos oferecer um incentivo e estamos estudando a melhor maneira de fazer isso”, divulgou.
Na opinião do prefeito de Alexânia, Allysson Lima, a transferência de veículos para os municípios é positiva e vai proporcionar um aumento nas receitas municipal e do Estado. “Não é fácil, mas uma ação conjunta entre Governo Federal, o Governo de Goiás e o GDF podem solucionar a questão. O governador Ronaldo Caiado já se mostrou sensível, então esperamos que os demais também assim o façam”. Participaram ainda da reunião, os prefeitos de Abadiânia, José Diniz; de Santo Antônio do Descoberto, Aleandro Caldato; e o vice-prefeito de Planaltina de Goiás, Zezinho do Planalto. Os outros municípios enviaram representantes, incluindo secretários e gestores da área de trânsito.