Resultados do marcador: Lula

Encontramos 8 resultados
Bastidores
Para unir toda a direita, Bolsonaro pode apoiar Ronaldo Caiado para presidente da República?

O realismo político sugere que Jair Bolsonaro banque um vice para Ronaldo Caiado e mantenha Tarcísio de Freitas na disputa pela reeleição em São Paulo

Caiado não espera bolsonarismo e articula grupo político popular com Gusttavo Lima e Pablo Marçal

Pré-candidato do União Brasil opera para se tornar conhecido entre o povão. Gusttavo Lima e Pablo Marçal podem ajudá-lo na empreitada para se tornar o anti-Lula e pró-Brasil

Brasil
CGU avalia reduzir sigilo de 100 anos sobre dados pessoais na administração pública

Proposta deve ser enviada ao Congresso Nacional ainda no primeiro semestre deste ano

Educação
Lula sanciona projeto que proíbe celulares em sala de aula na educação básica

Projeto libera uso do aparelho para fins pedagógicos ou situações de perigo, necessidade e força maior

Retrospectiva
Relembre os maiores acontecimentos políticos de 2024

O ano ficará marcado pelo enfraquecimento da extrema-direita, fortalecimento da centro-direita democrática, investigações dos atos golpistas e projetos polêmicos

Brasil
Lula segue estável, conversa, se alimenta normalmente e não terá sequelas após cirurgia de emergência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já conversa e se alimenta normalmente após passar por um procedimento cirúrgico de emergência para drenar um hematoma na cabeça. Segundo os médicos do presidente, ele não ficará com nenhuma sequela e as funções neurológicas dele estão preservadas.

O procedimento feito pelo presidente é decorrência de queda que sofreu no banheiro de casa em outubro.

“O presidente evoluiu bem, já chegou da cirurgia praticamente acordado, foi extubado e encontra-se agora estável, conversando normalmente, se alimentando e deverá ficar em observação nos próximos dias”, disse o médico cardiologista Roberto Kalil, profissional que atende Lula, durante coletiva de imprensa.

A previsão é de que o presidente retorne à Brasília já no inicio da próxima semana. Ele está proibido de receber visitas de trabalho no hospital até estar totalmente recuperado. Lula está acompanhado pela primeira-dama, Janja.

Procedimento de emergência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi submetido a uma cirurgia de urgência para drenar um hematoma na cabeça na noite desta segunda-feira, 9, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O mandatário, segundo boletim divulgado pela unidade de saúde, se encontra na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O presidente desembarcou na capital paulista às 23 horas de ontem, a fim de dar entrada no hospital o mais rápido possível. Ele estava acompanhado da esposa Janja, que o acompanha no hospital.

Lula precisou ser internado depois de sentir dor de cabeça ainda durante o seu expediente no Palácio do Planalto. Inicialmente, ele foi encaminhado para o Sírio de Brasília, onde passou por uma ressonância magnética.

“A ressonância magnética mostrou hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar sofrido em 19/10. Foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês, unidade São Paulo, onde foi submetido à craniotomia para drenagem de hematoma. A cirurgia transcorreu sem intercorrências”, informou o hospital.

Um novo boletim deverá ser divulgado na manhã desta terça-feira, 10, quando também será realizada uma entrevista coletiva, marcada para às 9h. Lula está sob cuidados da equipe médica, comandada por Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.

Saiba o que é craniotomia

Em entrevista à CNN, o neurologista e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) João Brainer explicou o procedimento feito por Lula. “É feito um pequeno furo no crânio. Não há acesso ao cérebro propriamente. Você faz esse furo para acessar o espaço subdural, anterior ao cérebro, onde é colocada uma cânula – similar a um canudo – que aspira esse conteúdo [hematoma]. Depois, você fecha esse buraco, e o paciente tem vida absolutamente normal”, detalhou.

De acordo com o profissional, caso haja recorrência do sangramento, pode ser feita uma embolização da artéria meníngea média. A intervenção consiste na inserção de “uma espécie de ‘cola’, que diminui a chance de o paciente ter um novo sangramento de origem venosa”.

“À medida que ele vai apertando [o cérebro], pode causar sintomas, que podem ser desde uma dor de cabeça até prostração, astenia [falta de energia], dificuldade de fala ou de movimentação.” (Luan Monteiro)

Leia também:

Lula enxerga Caiado e outros três governadores como nomes do bolsonarismo em 2026

Opinião
Renegociação de dívidas: uma nova esperança para estados e municípios

Recentemente, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, se reuniu com governadores e prefeitos para discutir importantes alterações na Reforma Tributária e as possibilidades de renegociação de dívidas

Política
Lula enxerga Caiado e outros três governadores como nomes do bolsonarismo em 2026

Os outros nomes citados por Lula são de Tárcisio Freitas (São Paulo), Romeu Zema (Minas Gerais) e Ratinho Junior (Paraná)