O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que enxerga o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), e outros três chefes de executivo estaduais como possíveis candidatos do bolsonarismo para a eleição de 2026. Os outros nomes citados por Lula são de Tarcísio Freitas (São Paulo), Romeu Zema (Minas Gerais) e Ratinho Junior (Paraná). A declaração ocorreu em entrevista ao UOL.

“O bolsonarismo tem a possibilidade de ter quatro candidatos: tem o Tarcísio, governador do estado mais importante; tem o Zema, governador do segundo estado mais importante; tem o Caiado, que está se oferecendo todos os dias para ser candidato; e tem o Ratinho, no Paraná. Mas, sinceramente, não sei se serão candidatos”, disse Lula.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está inelegível até 2030, tornando Tarcísio o principal cotado para concorrer contra Lula em 2026. Pesquisa da Genial/Quaest, no entanto, revela que Lula tem certa vantagem sobre o governador de São Paulo para o pleito de 2026.

Em relação ao pleito deste ano, Lula afirmou que deve buscar emplacar aliados em cidades estratégigas, mas não deve “participar da campanha como um todo”.

“Um partido é como time de futebol, tem época que você está na qualidade de um Real Madrid, tem época que você está na qualidade do Corinthians. Então, a depender do momento, você lança mais candidato ou menos candidato. Eu acho que a gente vai ter candidato nas cidades em que a gente tem perspectiva de disputar. algumas, com aliados importantes”, completou. (Luan Monteiro)

Leia também:

Duelo entre Caiado e Marconi marcará o tom da disputa pela Prefeitura de Luziânia