Saiba quais são os 20 nomes fortes para deputado federal em 2026
24 junho 2024 às 09h55
COMPARTILHAR
Neste momento, dezenas de políticos circulam por todo o Estado de Goiás — que é maior do que Israel, Cuba e Portugal juntos —, de Norte a Sul, em busca de ampliação de suas bases político-eleitorais. São deputados estaduais e federais e senadores — além daqueles que, sem mandato, querem vagas na Câmara dos Deputados e no Senado em 2026. E também os que vão disputar mandato de governador.
Com a ajuda de 20 políticos, jornalistas e pesquisadores, o Jornal Opção elaborou uma lista dos prováveis candidatos a deputado federal mais fortes para 2026. Certo, a eleição vai ser disputada daqui a dois anos e três meses. Mas enganam-se aqueles que pensam que as bases no interior podem ser montadas em cima da hora, em 2026. Serão montadas em 2024 e cultivadas entre 2025 e 2026, para não serem perdidas.
Experimente ligar para Bruno Peixoto, do União Brasil, e José Nelto, que está trocando o pP pelo União Brasil, em três dias da semana: sexta-feira, sábado e domingo (às vezes, também na segunda-feira). É provável que serão encontrados no interior, e não apenas numa cidade. Eles peregrinam por quase todo o Estado, em geral de automóvel (só os milionários Wilder Morais e Vanderlan Cardoso usam aviões e helicópteros).
Com um segundo mandato anódino, Zacharias Calil, que foi mal votado em 2022 (em 2018 foi o terceiro mais votado e, em 2022, o décimo), planeja disputar mandato de senador; se não conseguir, tende a deixar a política (no campo da saúde, Ismael Alexandrino, do PSD, tem se saído bem melhor, de acordo com deputados federais).
O senador Vanderlan Cardoso, listado, é pré-candidato a prefeito de Goiânia, com chance de vencer. Se perder, tende a disputar a reeleição; porém, se o meio de campo estiver congestionado, pode ser candidato a deputado federal.
Adriana Accorsi está bem cotada para prefeita de Goiânia, liderando as pesquisas de intenção de voto. Entretanto, se não ganhar, certamente voltará a disputar mandato de deputada federal.
Gustavo Gayer não é citado, pois tem dito aos aliados que será candidato a senador.
O prefeito de Catalão, Adib Elias, deve ser candidato a deputado estadual ou a federal. Não figura na lista porque, de acordo com um líder político de sua cidade, tem preferência pela Assembleia Legislativa.
Já se fala em quem será mais votado. Os entrevistados sugerem que o campeão de voto pode ser Silvye Alves, Bruno Peixoto, Delegado Waldir Soares ou Fred Rodrigues (o nome bancado por Gustavo Gayer). A lista a seguir está disposta em ordem alfabética, e não em termos de relevância político-eleitoral.
Sublinhe-se que só existem 17 vagas para Goiás na Câmara dos Deputados.
1
Adriano do Baldy/pP
É o grande nome do pP em Goiás. Mas é preciso saber se terá uma chapa de candidatos para ampará-lo. A saída de José Nelto e de Sandes Júnior pode enfraquecê-lo.
2
Bruno Peixoto/União Brasil
É apontado como o possível campeão de voto, dada a estrutura que está montando em dezenas de cidades, inclusive em Goiânia. Não se sabe se ficará no União Brasil ou se irá para o PSB. Onde estiver, será forte. Porque é agregador e empático.
3
Célio Silveira/MDB
O Entorno de Brasília fortalece o deputado federal, a rigor, o único parlamentar, em nível federal, da região. O eleitorado do Entorno é o que mais cresce em Goiás.
4
Delegado Waldir Soares/União Brasil
Há quem aposte que, mais uma vez, poderá ser o campeão de voto. Articulado, o ex-deputado federal é popular.
5
Flávia Morais/PDT
Com a deputada federal é assim: faz uma campanha discreta, mas intensa nos bastidores. Quando os votos são contados, aparece entre os primeiros mais votados.
6
Fred Rodrigues/PL
Se for candidato a deputado federal, bancado por Gustavo Gayer, será, certamente, um dos mais votados. É um jovem articulado e agregador.
7
Glaustin da Fokus/Podemos
Conhecido como “homem do dinheiro”, o empresário não é popular. Ou melhor, os reais o tornam relativamente popular. É um dos nomes preferidos do segmento evangélico.
8
Gustavo Mendanha/MDB
É cotado para ser vice de Daniel Vilela em 2026, ou candidato a senador. Mas, se for a deputado federal, também tende a ficar entre os campeões de voto. Há quem postule que poderá se filiar ao União Brasil.
9
Jeferson Rodrigues/Republicanos
O deputado federal é discreto, mas conta com a força de uma potência — a Igreja Universal, da qual é pastor.
10
José Nelto/União Brasil
É um dos deputados federais mais articulados de Goiás. Sua saída do pP tende a fortalecê-lo.
11
Lucas do Vale/MDB
O deputado estadual planeja trocar a Assembleia Legislativa pela Câmara dos Deputados. Será, possivelmente, o nome mais forte do Sudoeste goiano.
12
Magda Mofatto/PRD
Comenta-se que o atual pode ser último mandato de deputada federal e que planeja disputar uma vaga no Senado. Mas a tendência é que seja candidata a deputada.
13
Major Vitor Hugo/PL
O ex-presidente Jair Bolsonaro, do PL, vai operar, direta e indiretamente, para tentar eleger seu amigo e pupilo. É o que transforma num candidato competitivo.
14
Pábio Mossoró/MDB
O prefeito de Valparaíso de Goiás — cidade com 100 mil eleitores — pode ser candidato a deputado federal. É um político do Entorno de Brasília.
15
Pedro Sales/União Brasil
Ligado ao governador Ronaldo Caiado, Pedro Sales tanto pode ser vice de Daniel Vilela quanto candidato a deputado federal. É um executivo de primeira linha.
16
Professor Alcides Ribeiro/PL
Se não for eleito prefeito de Aparecida de Goiânia — é o favorito —, será candidato à reeleição. É competitivo. Até por sua fortuna pessoal. É um dos multimilionários de Goiás.
17
Roberto Naves/Republicanos
O prefeito de Anápolis (eleito duas vezes) não definiu seu projeto político. Mas é cotado para disputar mandato de deputado federal; afinal, a cidade que representa conta com mais de 230 mil eleitores.
18
Sandes Júnior/MDB
Deputado federal várias vezes, o vereador emedebista tem chance de voltar para Brasília. Ao se livrar do pP “de” Alexandre Baldy, poderá voltar a ter força política.
19
Silvye Alves/União Brasil
A campeã de voto em 2022 quer continuar campeã de voto em 2026. Será? Não se sabe. Mas continua imensamente popular.
20
Vanderlan Cardoso/PSD
Se não for eleito prefeito de Goiânia, e se ficar fragilizado para disputar a reeleição no Senado, poderá ser candidato a deputado federal, com chance de ser eleito. (E.F.B.)