Casa de Cultura Lutz de Paiva Cozac: um resgate da memória de Cristalina
26 dezembro 2024 às 12h30
COMPARTILHAR
O município de Cristalina, no Entorno do Distrito Federal, acaba de ganhar um lugar dedicado à sua história e cultura. A Casa de Cultura Lutz de Paiva Cozac foi inaugurada em um casarão antigo, construído na década de 1940 pelo pioneiro Otaviano de Paiva Resende. O local passou por reformas ao longo deste ano para receber exposições, eventos culturais e um acervo que conta a trajetória do município.
A escolha desse imóvel para abrigar o museu e espaço cultural não poderia ser mais simbólica. Afinal de contas, Otaviano deixou sua marca na região. Natural de Estrela do Sul, em Minas Gerais, ele chegou a Cristalina no final do século XIX em busca de novas oportunidades, destacando-se como comerciante, fazendeiro e intendente municipal (um cargo equivalente ao de prefeito, na época).
Para o secretário de Comunicação do município, Eliézer Bispo, além do pioneiro ter sido uma figura singular na história de Cristalina, a Praça São Sebastião, onde se encontra a Casa de Cultura, também é um lugar histórico. “Portanto, o local é ideal para preservar e divulgar a memória do município”, afirma.
O processo de compra do casarão para a realização da reforma, no entanto, foi demorado. “A negociação começou em 2021 e só terminou no final de 2023. Como a casa tinha vários herdeiros, o processo foi longo, mas conseguimos finalizar. Depois disso, revitalizamos toda a estrutura, incluindo a instalação de rampas de acesso e banheiros adaptados para pessoas com deficiência”, relata.
Acervo variado
Segundo o secretário, um dos objetivos, com a Casa da Cultura, é enaltecer o garimpeiro e mostrar como o garimpo foi importante para a economia local. “Cristalina só existe hoje por causa daqueles que acreditaram nesta terra e construíram sua história aqui”, frisa.
Os visitantes podem conferir, por exemplo, um lote de cristais do garimpo Pedra em Pé, que ainda está em atividade, além de documentos, fotografias e objetos de época. Várias peças foram adquiridas pela prefeitura e outras foram doadas por cristalinenses, como fotos raras da Primeira Igreja Batista de Cristalina. “Ainda estamos começando a montar o acervo. Com o tempo, vamos receber mais doações para completar a coleção definitiva”, explica o secretário.
Também vale ressaltar um aposento especialmente reservado para homenagear a Festa do Divino Espírito Santo, considerada a maior manifestação cultural e religiosa do município.
Primeira exposição
Outra atração da Casa de Cultura são as exposições de artistas locais. Para marcar a inauguração, está sendo apresentada uma mostra de mais de 20 obras do artista Germano de Oliveira Mello, que nasceu no município e utiliza cristais como inspiração. Seus trabalhos ficam em exibição até o final deste mês.
O novo espaço no centro histórico de Cristalina, planejado para receber moradores e turistas, vai ser usado, ainda, para outros eventos culturais e educativos, ajudando a manter a memória da cidade e prestigiar a arte local. “A Casa de Cultura é um local de preservação da nossa história e de incentivo à cultura. É um lugar para lembrar as raízes de Cristalina e também para mostrar o talento dos nossos artistas”, pontua Eliézer.
Com a inauguração, Cristalina fortalece sua ligação com o passado e oferece um ambiente inovador de aprendizado e cultura.
Leia também:
Casa da Cultura, em Cristalina, abrigará acervo histórico do município