A vereadora Delegada Fernanda (Fernanda Martins de Lima), do pP, é apontada como favorita na disputa pela Prefeitura de Formosa, no Entorno de Brasília. Políticos do município afirmam que, apesar de popular, a parlamentar estaria “isolada” — não teria o apoio de um grupo forte na cidade.

Mas agora há outra pedra no caminho da delegada-vereadora: surgiu a pré-candidatura do delegado Yasser Martins Yassine, da Polícia Civil de Goiás. Filiado ao Partido Verde, é o nome da esquerda — moderada — em Formosa.

Delegada Fernanda: pré-candidata a prefeita de Formosa | Foto: Câmara Municipal de Formosa

Filho de um comerciante palestino com uma professora nordestina e líder comunitária, Yasser Martins Yassine tem 38 anos. Ele nasceu em Brasília, em Planaltina/DF, e suas filhas são formosenses. Quando menino, trabalhou em feira livre, auxiliando sua família. O avô era caminhoneiro e sua avó costureira.

Yasser Martins Yassine foi professor universitário, atuou como advogado criminalista e foi servidor da Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. “Possuo pós-graduação pela Escola Superior do MPDFT e curso mestrado em Administração de Negócios (MBA) em Gestão Pública na Universidade de Brasília (UnB)”, assinala o policial.

O tema da segurança, a partir de agora, não é “propriedade” de Delegada Fernanda. Os dois políticos, até por serem jovens, são os nomes mais vinculados à ideia de mudança, de renovação.

A corrupção campeia em Formosa, com denúncias graves contra políticos. Dois delegados, portanto, terão mais apelo eleitoral do que os políticos tradicionais. (E.F.B.)