O chamado AeroGRU, aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, está na fase de testes finais, antes de ser colocado em operação. A titular da Secretaria de Estado do Entorno do DF (SEDF-GO), Caroline Fleury, e o gestor executivo de Águas Lindas, Dr. Lucas Antonietti (UB), estiveram in loco para saber mais informações sobre a tecnologia. Eles foram recebidos por Eduardo Chrysostomo, CEO da Aerom, empresa responsável pelo projeto; e o consultor Humberto Neiva.

O sistema vai ser capaz de comportar até 2 mil passageiros por hora, com tempo de viagem e de espera de até 6 minutos, sendo muito mais ágil e eficiente que o transporte convencional. Haverá estações nos terminais 1,2 e 3 do Aeroporto de Guarulhos e junTo à Linha 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Os ônibus que trafegam nessa área deixarão de circular, quando o aeromóvel estiver em funcionamento.

Meio de transporte sustentável

AeroGRU, o aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos (Foto: Divulgação)

O transporte em questão vai ser composto de dois veículos e um terceiro reserva operando em vigas elevadas de até 11 metros e com movimentação por meio de propulsão pneumática. Eles serão 100% automatizados e não vão emitir poluentes. Os vagões vão dispor, ainda, de ar-condicionado e conexão por wi-fi.

Segundo Caroline Fleury, a agilidade e eficiência prometidas no novo sistema trazem um bom prognóstico sobre possíveis tecnologias passíveis de serem implementadas na região adjacente ao DF. “O desafio é grande, mas temos nos preparado, conhecendo soluções inovadoras para a mobilidade no Entorno!”, frisa.

Leia também:

Seminário sobre transporte defende a Tarifa Zero e traz experiências bem-sucedidas no Entorno