União dos Vereadores de Goiás discute questões legais das eleições de 2024
02 outubro 2023 às 19h01
COMPARTILHAR
A União dos Vereadores de Goiás (UVG) já está de olho nas eleições municipais do ano que vem. Prova disso é que nos últimos dias, o presidente da organização, Francisco Carlos de Carvalho (hoje sem partido, mas a expectativa é que ele se filie ao PSB nos próximos dias), tem percorrido todo o Estado para convidar os parlamentares dos municípios a participarem do encontro que a entidade irá realizar na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) entre os dias 21 e 23 de novembro.
Somando todos os municípios goianos, Goiás conta hoje com 2.596 vereadores, de acordo com a UVG. Segundo o presidente da UVG – ele é de Uruaçu, no Norte do estado -, a intenção do evento é orientar os vereadores sobre questões legais como as cotas de gênero. “Em Goiânia, estão cassando vereador até hoje por conta da falta de candidatura feminina”, lembrou. E justamente para evitar esse tipo de situação, ele acredita que o encontro será uma oportunidade de compartilhar com todos as informações necessárias.
Chiquinho – que é como Francisco é mais conhecido – destacou ainda que qualificar os vereadores é um dos maiores desafios da União dos Vereadores não só em Goiás, mas em todo o país. “O conhecimento é fundamental para que o parlamentar entenda a sua função de legislar e fiscalizar, mas também ajudar o prefeito nas demandas que levam melhorias para o município”, pontuou.
O presidente da UVG reforçou ainda que o vereador deve romper as fronteiras dos municípios, inclusive para buscar recursos para suas cidades. “Eles podem e devem vir a Goiânia, na Assembleia, e em Brasília, no Congresso, atrás de deputados que tiveram votos em seus municípios atrás de recursos. Essa é uma forma de ajudar a cidade”, sugeriu.