Deputado Ricardo Quirino destaca atuação em defesa da pessoa idosa, investimentos no Entorno e projeta futuro na Câmara Federal

05 julho 2025 às 10h30

COMPARTILHAR
Natural do Rio de Janeiro, onde nasceu em 22 de setembro de 1964, no bairro Estácio de Sá, Quirino foi atleta de basquetebol e chegou a Brasília em 1996 para desenvolver um trabalho evangelístico. Também é palestrante e já ministrou cursos e conferências sobre envelhecimento e direitos da pessoa idosa em diversos estados do Brasil e no exterior.
Sua vida pública começou em 2007, quando assumiu como suplente de deputado federal pelo DF, entre 2008 e 2011, e atuou como secretário do Idoso do Distrito Federal. Em 2014, foi transferido para Goiás para assumir a presidência estadual do Republicanos, além de comandar o diretório em Goiânia. Em 2022, foi eleito deputado estadual por Goiás com 31.559 votos, tendo o Entorno do DF como principal base eleitoral. Atualmente, também ocupa o cargo de secretário executivo nacional do Movimento Setorial Idosos Republicanos.
Quirino faz um balanço do primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Goiás, comenta os investimentos no Entorno, avalia o papel do Legislativo estadual e fala sobre a possibilidade de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026.
Graciliano Cândido – Deputado, o senhor está em seu primeiro mandato na ALEGO e tem atuado com destaque na Assembleia Legislativa de Goiás. Quais os principais projetos considera que marcaram sua trajetória até aqui?
Ricardo Quirino – Atuei na criação da Comissão em Atenção à Pessoa Idosa, na Ouvidoria da Pessoa Idosa e na instalação do Fórum Legislativo Gerontológico, que já percorreu 10 municípios. Realizamos diversas campanhas de conscientização e audiências públicas abordando temas como educação, economia e a proteção contra violência à pessoa com mais de 60 anos.
Entre os projetos de lei de minha autoria, destaco o PL 3504/23, que acabou com a limitação etária para que atletas recebam o benefício do Pró-Esporte; o PL 1631/23, que garante prioridade para idosos e pessoas com deficiência matricularem menores sob seus cuidados em escolas estaduais próximas de casa; e o PL 22.585/24, que obriga empresas de transporte intermunicipal a disponibilizarem online as duas passagens gratuitas previstas no Estatuto da Pessoa Idosa.
Também fui relator do programa Mais Dignidade, que concede um benefício de R$ 300 para idosos de 60 a 64 anos em situação de vulnerabilidade e que não são atendidos pelo BPC.

Graciliano Cândido – Entre suas bandeiras, o desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal, o fortalecimento da pessoa idosa e o esporte sempre estiveram presentes. O que foi possível avançar nessas áreas nos últimos anos?
Ricardo Quirino – No Entorno, já foram investidos mais de R$ 11 milhões em áreas como educação, saúde, segurança, infraestrutura, assistência social e esporte. São recursos para construção de quadras escolares, reformas de unidades de saúde, custeio da educação, apoio a associações esportivas e às forças de segurança.
Graciliano Cândido – A Assembleia Legislativa tem ganhado mais protagonismo no debate estadual. Como o senhor avalia o papel do Legislativo goiano atualmente, especialmente diante de temas como infraestrutura, educação e saúde?
Ricardo Quirino – A Assembleia se posicionou como nunca antes dentro de suas prerrogativas. Nessas áreas, votou e aprovou projetos com transparência e compromisso. O próprio governador Ronaldo Caiado (UB) reconhece que, se Goiás hoje lidera o IDEB, é um dos estados mais seguros do país e avança em obras estruturantes, a Assembleia tem papel fundamental nesses resultados.

Graciliano Cândido – Já se fala nos bastidores sobre sua possível candidatura a deputado federal em 2026. O que motivaria essa mudança de cenário e como o senhor pretende representar Goiás em Brasília, caso a candidatura se confirme?
Ricardo Quirino – Sim, nosso nome está como pré-candidato a deputado federal por Goiás nas próximas eleições. Essa possível mudança é fruto do reconhecimento da direção do Republicanos e de quem acompanha nosso trabalho pela população goiana. Caso nosso nome seja confirmado conforme o calendário eleitoral, representaremos com mais garra e energia, como sempre gosto de atuar: próximo da população.
Graciliano Cândido – Manterá a filiação ao Republicanos?
Ricardo Quirino – Nos manteremos no Republicanos. Essa é a meta.
Graciliano Cândido – Por fim, quais são suas prioridades até o fim do atual mandato e que mensagem o senhor deixa para os goianos que acompanham seu trabalho?
Ricardo Quirino – Minhas prioridades seguem sendo a atenção aos direitos da pessoa idosa e da família, o incentivo à juventude e à educação — porque sem conhecimento, os caminhos se tornam mais difíceis —, além da promoção do esporte e da luta por melhorias na infraestrutura e nos transportes.
A mensagem que deixo é: continuem acompanhando nosso trabalho de perto. Temos um compromisso sério com aquilo que acreditamos e defendemos.