Natural do Rio de Janeiro, onde nasceu em 22 de setembro de 1964, no bairro Estácio de Sá, Quirino foi atleta de basquetebol e chegou a Brasília em 1996 para desenvolver um trabalho evangelístico. Também é palestrante e já ministrou cursos e conferências sobre envelhecimento e direitos da pessoa idosa em diversos estados do Brasil e no exterior.

Sua vida pública começou em 2007, quando assumiu como suplente de deputado federal pelo DF, entre 2008 e 2011, e atuou como secretário do Idoso do Distrito Federal. Em 2014, foi transferido para Goiás para assumir a presidência estadual do Republicanos, além de comandar o diretório em Goiânia. Em 2022, foi eleito deputado estadual por Goiás com 31.559 votos, tendo o Entorno do DF como principal base eleitoral. Atualmente, também ocupa o cargo de secretário executivo nacional do Movimento Setorial Idosos Republicanos.

Quirino faz um balanço do primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Goiás, comenta os investimentos no Entorno, avalia o papel do Legislativo estadual e fala sobre a possibilidade de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026.

Graciliano Cândido – Deputado, o senhor está em seu primeiro mandato na ALEGO e tem atuado com destaque na Assembleia Legislativa de Goiás. Quais os principais projetos considera que marcaram sua trajetória até aqui?
Ricardo Quirino – Atuei na criação da Comissão em Atenção à Pessoa Idosa, na Ouvidoria da Pessoa Idosa e na instalação do Fórum Legislativo Gerontológico, que já percorreu 10 municípios. Realizamos diversas campanhas de conscientização e audiências públicas abordando temas como educação, economia e a proteção contra violência à pessoa com mais de 60 anos.
Entre os projetos de lei de minha autoria, destaco o PL 3504/23, que acabou com a limitação etária para que atletas recebam o benefício do Pró-Esporte; o PL 1631/23, que garante prioridade para idosos e pessoas com deficiência matricularem menores sob seus cuidados em escolas estaduais próximas de casa; e o PL 22.585/24, que obriga empresas de transporte intermunicipal a disponibilizarem online as duas passagens gratuitas previstas no Estatuto da Pessoa Idosa.
Também fui relator do programa Mais Dignidade, que concede um benefício de R$ 300 para idosos de 60 a 64 anos em situação de vulnerabilidade e que não são atendidos pelo BPC.

Deputado atuou na criação da Comissão em Atenção à Pessoa Idosa, na Ouvidoria da Pessoa Idosa e na instalação do Fórum Legislativo Gerontológico, que já percorreu 10 municípios. Foto: Reprodução

Graciliano Cândido – Entre suas bandeiras, o desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal, o fortalecimento da pessoa idosa e o esporte sempre estiveram presentes. O que foi possível avançar nessas áreas nos últimos anos?
Ricardo Quirino – No Entorno, já foram investidos mais de R$ 11 milhões em áreas como educação, saúde, segurança, infraestrutura, assistência social e esporte. São recursos para construção de quadras escolares, reformas de unidades de saúde, custeio da educação, apoio a associações esportivas e às forças de segurança.

Graciliano Cândido – A Assembleia Legislativa tem ganhado mais protagonismo no debate estadual. Como o senhor avalia o papel do Legislativo goiano atualmente, especialmente diante de temas como infraestrutura, educação e saúde?
Ricardo Quirino – A Assembleia se posicionou como nunca antes dentro de suas prerrogativas. Nessas áreas, votou e aprovou projetos com transparência e compromisso. O próprio governador Ronaldo Caiado (UB) reconhece que, se Goiás hoje lidera o IDEB, é um dos estados mais seguros do país e avança em obras estruturantes, a Assembleia tem papel fundamental nesses resultados.

Depois de 18 anos na vida pública, Quirino confirma sua candidatura para deputado federal em 2026 pelo Republicanos. Foto: Reprodução

Graciliano Cândido – Já se fala nos bastidores sobre sua possível candidatura a deputado federal em 2026. O que motivaria essa mudança de cenário e como o senhor pretende representar Goiás em Brasília, caso a candidatura se confirme?
Ricardo Quirino – Sim, nosso nome está como pré-candidato a deputado federal por Goiás nas próximas eleições. Essa possível mudança é fruto do reconhecimento da direção do Republicanos e de quem acompanha nosso trabalho pela população goiana. Caso nosso nome seja confirmado conforme o calendário eleitoral, representaremos com mais garra e energia, como sempre gosto de atuar: próximo da população.

Graciliano Cândido – Manterá a filiação ao Republicanos?
Ricardo Quirino – Nos manteremos no Republicanos. Essa é a meta.

Graciliano Cândido – Por fim, quais são suas prioridades até o fim do atual mandato e que mensagem o senhor deixa para os goianos que acompanham seu trabalho?
Ricardo Quirino – Minhas prioridades seguem sendo a atenção aos direitos da pessoa idosa e da família, o incentivo à juventude e à educação — porque sem conhecimento, os caminhos se tornam mais difíceis —, além da promoção do esporte e da luta por melhorias na infraestrutura e nos transportes.
A mensagem que deixo é: continuem acompanhando nosso trabalho de perto. Temos um compromisso sério com aquilo que acreditamos e defendemos.