Valparaíso: Marcus Vinicius, eleito prefeito, derrotou candidatos de Lêda Borges e de Bolsonaro
09 outubro 2024 às 15h20
COMPARTILHAR
“Foi uma lapada.” Assim pode ser definido o resultado da eleição em Valparaíso de Goiás. Marcus Vinicius, do MDB, foi eleito prefeito com 61,28% dos votos válidos. Obteve 40.232 votos.
Marcus Vinicius foi apoiado pelo prefeito Pábio Mossoró e pelo vice-governador Daniel Vilela, ambos do MDB.
O candidato bancado pela deputada federal Lêda Borges, Zé Antônio, conquistou 21,04% dos votos válidos. Ou seja, recebeu 13.815.
Filiado ao PL, Zé Antônio era a grande aposta de Lêda Borges no Entorno de Brasília. Então, a grande derrotada do pleito de 2024 em Val é a deputada federal.
A terceira colocada, Maria Yvelônia, do Solidariedade, obteve 12,27% dos votos válidos, ou seja, 8.056 votos. Apesar de apoiada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e pela senadora Damares Alves (do Distrito Federal), sofreu uma derrota acachapante.
Então, pode-se dizer que a vitória de Marcus Vinicius é uma das maiores em todo o Estado de Goiás. Porque ele derrotou os candidatos de um ex-presidente da República e de uma deputada federal.
Marcus Vinicius tem seus próprios méritos, porque é um político articulado. Mas sua força também deriva da habilidosa articulação do prefeito Pábio Mossoró, que, com sua capacidade de agregar forças políticas, contribuiu, de maneira decisiva, para derrotar a candidata de Bolsonaro e o candidato de Lêda Borges. Não é pouca coisa. (Euler de França Belém)
Leia também: