Conforme apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marcus Vinicius Mendes Ferreira, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), foi eleito o novo prefeito de Valparaíso de Goiás, com 40.232 votos, equivalente a 61,28% dos votos válidos. O segundo colocado, Zé Antônio (PL), conquistou 21,04% da preferência do eleitorado.

O mineiro Marcus Vinícius, nascido em 6 de abril de 1987, no município de Unaí, tem 37 anos e é advogado com ensino superior completo. Filho de Marcus Antônio Ferreira, caminhoneiro, e Márcia Aparecida Teixeira Ferreira, professora, ele se mudou com a família, aos 6 anos de idade, de Riachinho, interior de Minas, para o município que irá governar a partir de 1º de janeiro de 2025, no Entorno do Distrito Federal. Foi estudante bolsista do Colégio CEBAM, em Valparaíso, onde participou de várias competições esportivas.

Aos 15 anos, ingressou na faculdade de Direito por indicação da mãe, onde conciliou os estudos com um estágio no Ministério Público. Aos 20, passou no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sendo um dos advogados mais jovens do país. Casado com Luciana Mendes, é pai da Mariana, Rafaela e João Marcus. A filha Rafaela nasceu com um problema raro, chamado “síndrome do cromossomo 18”, e hoje desfruta de uma infância saudável.

Trajetória política

Marcus começou sua carreira política em 2012, quando foi eleito a vereador pelo município. À frente da Secretaria de Governo de Valparaíso, coordenou ações do governo municipal durante a pandemia de Covid-19 e foi um dos coordenadores de campanha na reeleição do prefeito Pábio Mossoró (MDB).

Assumiu, em 2020, a Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos na gestão de Mossoró. O bom desempenho lhe rendeu o apoio do atual prefeito para sua linha sucessória. “Sempre respeitei o Pábio como amigo e como gestor. E me senti honrado, quando fui escolhido para sucedê-lo como prefeito. Iremos dar continuidade a todas as obras iniciadas durante sua gestão, além de implementar mais obras em infraestrutura, educação, saúde, mobilidade e desenvolvimento econômico e cultural”, declarou.

Ao longo da campanha, Marcus contou com apoio de parlamentares e do governador Ronaldo Caiado (Foto: Divulgação)

Próximos passos

Segurança pública, saúde, educação, mobilidade e infraestrutura estão entre as áreas prioritárias para a atuação do eleito. “Avançamos muito na atual gestão, mas precisamos desenvolver algumas áreas. Com 100 dias de governo, iremos implementar o novo modelo do transporte público. Serão 32 ônibus rodando em 15 linhas diferentes, para atender todos os 50 bairros de Valparaíso”, prometeu.

Já na área da saúde, Marcus Vinicius planeja construir a policlínica, com apoio do Governo de Goiás, viabilizando o acesso da população a diversas especialidades médicas, como pediatria, ortopedia, neurologia, endocrinologia e geriatria. Também prevê a ampliação da captação de águas pluviais para acabar com o problema de alagamento que atormenta os moradores, principalmente da BR-040. “Os moradores podem ter certeza de que terão um prefeito trabalhador, comprometido, que atuará incansavelmente para ampliar as melhorias em nossa cidade, com respeito aos moradores e uma boa gestão orçamentária”, enfatizou.

Balanço de campanha

A coligação Valparaíso Sempre em Frente, encabeçada por Marcus Vinicius e seu vice na chapa, Waguinho do Céu Azul (UB), teve aval do Movimento Elas por Eles, liderado pela esposa de Marcus, Luciana Mendes.

O advogado fez um balanço da campanha e contou que se surpreendeu com o apoio popular recebido nas ruas. “Visitei o máximo de casas que consegui, andando de rua em rua, batendo de porta em porta. Foi uma campanha propositiva, sem atacar ninguém. Uma campanha limpa, para que a população pudesse analisar as propostas e escolher realmente o melhor projeto para seguir com os avanços em Valparaíso. Acredito que atingimos essa meta com o resultado das urnas hoje”.

Vice-prefeito

Natural de João Pinheiro, em Minas Gerais, Wagner Paixão Espírito Santo, mais conhecido como Waguinho do Céu Azul, veio para Valparaíso em 1997, onde instalou seu comércio no Distrito Jardim Céu Azul, local em que permanece até hoje.  Em 2012, começou a se envolver em questões políticas por acreditar no grande potencial que o distrito possui. “Waguinho conhece as demandas do comércio local, além de também conhecer de perto as demais necessidades em outros setores que envolvem nossa cidade. Por isso, o escolhi como vice-prefeito”, concluiu Marcus Vinicius.