Resultados das eleições mostram crescimento na representatividade feminina no Entorno
07 outubro 2024 às 17h00
COMPARTILHAR
O número de mulheres eleitas cresceu levemente nas eleições municipais realizadas neste domingo (6), mas a representatividade ainda é desproporcional. Dos 5.454 vereadores eleitos no país, 19,9% são mulheres, frente a 80,1% de homens.
Na Região Metropolitana do Entorno (RME), composta pelos municípios de Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama e Padre Bernardo, Santo Antônio do Descoberto, Planaltina e Valparaíso, foram eleitas 20 mulheres para as câmaras municipais.
Simone Ribeiro (PL), de Formosa, e Jessica do Premium (UB), de Santo Antônio do Descoberto, por sua vez, se somam às 724 prefeitas eleitas no país. Os dados foram compilados pelo Jornal Opção Entorno no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Apesar de tímida em números, a participação feminina em espaços de decisão, especialmente na política, é um passo muito importante para a igualdade de gênero no país.
Conheça as mulheres eleitas na Região Metropolitana do Entorno:
Prefeitas
Formosa
Simone Ribeiro (PL)
Nascida em Formosa, a candidata do Partido Liberal, foi eleita prefeita de sua cidade-natal com 41,44% dos votos (23.319). Com 45 anos, a psicóloga e vereadora será a primeira mulher a ocupar o cargo na história do município. Simone é autora da Lei Municipal no 709/21, que institui o “Programa de Valorização da Mulher na Agricultura”. O vice-prefeito será Ramos Somar (PSD).
Santo Antônio do Descoberto
Jessica do Premium (União)
Mineira de Uberaba, Jessica Aparecida Ribeiro Gomes, conhecida como Jessica do Premium, 33 anos, conquistou 53,28% dos votos válidos (18.230 votos). Entre as propostas feitas pela empresária durante a campanha, está a criação de um aplicativo para a população entrar em contato para acessar serviços públicos.
Vereadoras
Águas Lindas de Goiás
Giva Felipe (Mobiliza)
Nascida em Rosário, no Maranhão, Giva Felipe, 41 anos, conquistou o seu terceiro mandato como vereadora de Águas Lindas, com 1.552 votos válidos. Foi autora da Lei no 1650/23, que proíbe a prefeitura municipal de contratar pessoas que forem condenadas por violência contra a mulher com base na Lei Maria da Penha.
Cidade Ocidental
Ivone Souto (Republicanos)
Natural de Brasília (DF), Ivone Souto tem 60 anos e continua como vereadora de Cidade Ocidental com o voto de 993 eleitores. Na gestão do prefeito Fábio Correa (PP), foi secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, época em que inaugurou o Centro de Referência da Mulher Brasileira no município.
Cocalzinho de Goiás
Wendy do Oripão (PRD)
Nascida em Anápolis, Goiás, Wendy do Oripão, 31 anos, é formada em nutrição, seguiu os passos do pai Oripão e agora vai ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Cocalzinho graças aos 409 votos recebidos nas urnas.
Claudia do Bar (União Brasil)
Brasiliense, Claudia Gomes de Souza, conhecida como Claudia do Bar, tem 53 anos e assumirá como vereadora com o aval de 407 eleitores de Cocalzinho de Goiás.
Cristalina
Janete Andrade (PP)
Natural de Montalvânia (MG), Janete Andrade, 55 anos, foi eleita como vereadora pela primeira vez em 2016. Agora, com apoio de 882 eleitores, ela segue firme na Câmara Municipal de Cristalina.
Laisa da Saúde (MDB)
Nascida em Brasilândia de Minas (MG), Laisa da Saúde, 33 anos, foi eleita com 424 votos em sua primeira disputa por um cargo político. Formada em enfermagem, ela atua há 12 anos na área da saúde no município.
Formosa
Amanda do Amigo Cão (PP)
A publicitária Amanda de Deus Moura Rocha Lima, 36 anos, conhecida como “Amanda do Amigo Cão”, é nascida em Formosa. Os 1.083 votos que recebeu foram suficientes para conduzi-la a uma das 17 cadeiras na Câmara Municipal.
Professora Nilza (PT)
Também formosense nata, Nilza Cristina Gomes Dos Santos, a Professora Nilza, foi eleita com 690 votos. Hoje com 52 anos, ela fez parte da diretoria do Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF) por três mandatos e da Central Única dos Trabalhadores (CUT-DF) por quatro anos.
Luziânia
Professora Edna (União Brasil)
Oriunda de Unaí (MG), Edna Aparecida Alves dos Santos, conhecida como Professora Edna, tem 53 anos e conquistou novamente a confiança de eleitores de Luziânia, com 1.400 votos. Ela tem uma trajetória política na cidade como vereadora, vice-prefeita e prefeita.
Márcia Meireles (Avante)
Luzianiense de 53 anos, Márcia Meireles foi reeleita para o cargo de vereadora com 1.240 votos. Casada e mãe de 2 filhos, ela é formada em Serviço Social e esteve à frente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal.
Dra. Claese Rocha (PP)
Nascida em Pio IX, no Piauí, Dra. Claese Rocha, 53 anos, segue na cadeira de vereadora após receber 1.206 votos. Um dos seus projetos foi a criação da Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
Novo Gama
Luana Marques (Republicanos)
A empresária brasiliense Luana Marques, 36 anos, conquistou 586 votos nas urnas. Entre suas propostas, estão a criação de programas de assistência, como creche comunitária e apoio psicossocial, além de melhorias na infraestrutura do município.
Padre Bernardo
Emília de Monte Alto (PL)
Nascida em Ceres, Goiás, Emília de Monte Alto, 45, promete ser a voz da comunidade de Padre Bernardo, além de representar seus 671 eleitores que disseram “sim” à sua participação política.
Lisa Valadares (União Brasil)
Natural de Monjolos (MG), a empresária Lisa Valadares, 51 anos, apostou na luta em prol das mulheres, com apoio da atual secretária da Mulher do DF, para conquistar os 322 votos recebidos. Uma das suas promessas de campanha é a implantação da Secretaria da Mulher em Padre Bernardo.
Planaltina de Goiás
Professora Eliete (MDB)
Aos 52 anos de idade, Eliete Ferreira De Oliveira, a Professora Eliete, baiana de São Félix do Coribe, ocupará uma cadeira na Câmara Municipal de Planaltina após conquistar 1.283 votos. Professora do Ensino Médio, ela já foi secretária de Educação do município.
Santo Antônio do Descoberto
Deusa da Feira (União)
Nascida em Aruanã, Goiás, Deusa Alves de Lima, 46 anos, disputou uma vaga para Câmara Municipal como Deusa da Feira e venceu com 666 votos. Feirante, ambulante e mascate, ela almeja fortalecer essas classes de trabalhadores.
Dona Alda (Solidariedade)
Baiana de Itapetinga, a professora Alda Lima de Almeida, 67 anos, recebeu 582 votos nas urnas. Dona Alda é uma liderança conhecida há muitos anos no município de Santo Antônio do Descoberto. Como diretora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), desenvolveu políticas voltadas para a saúde mental da população.
Ana Paixão (PSD)
Nascida em São Romão, Minas Gerais, Ana Paixão, 42 anos, disputou a reeleição obtendo 492 votos nas urnas. Uma de suas principais bandeiras é o combate à violência contra mulheres.
Clenilda Melquiades (Agir)
Natural de Feira de Santana, na Bahia, a servidora pública Clenilda Melquiades, 52, foi eleita com 468 votos para vereadora do município. Foi presidente do Sindicato dos Servidores de Santo Antônio do Descoberto (SAD).
Valparaíso de Goiás
Maria do Monte (União Brasil)
Vereadora e ex-secretária de Assistência Social durante a gestão do prefeito Pábio Mossoró (MDB), Maria do Monte nasceu em Anápolis (GO) e tem 60 anos. Com 1.052 votos, conseguiu mais um mandato na Câmara Municipal, tendo como mote de sua campanha os direitos da pessoa idosa. Uma de suas metas como parlamentar é buscar melhorias para o Centro de Convivência da Melhor Idade.
Leia também: