Forte chuva causa estragos no Entorno do DF e coloca cidades em alerta
30 janeiro 2026 às 13h37

COMPARTILHAR
Uma forte chuva atingiu o Entorno do Distrito Federal e provocou estragos em Valparaíso de Goiás. Imagens mostram o momento em que um raio cai próximo a uma residência. No vídeo, é possível ver que havia uma pessoa perto de uma escada no momento da descarga elétrica.
Em outro registro, uma mãe e uma filha são arrastadas pela enxurrada no setor de Chácaras Anhanguera, em Valparaíso 2. As imagens mostram ainda uma pessoa tentando ajudar, mas que também acaba sendo levada pela força da água.
Diante do cenário, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) reforçou a operação por causa do alerta de chuvas intensas até a próxima segunda-feira (2). Um relatório meteorológico indica situação de atenção no Entorno do DF, com previsão de volumes elevados de chuva, rajadas de vento e descargas elétricas entre esta sexta-feira (30) e o início da próxima semana.
De acordo com o relatório Meteorológico Equatorial Goiás, elaborado com base em dados do Climatempo, o estado entra em um período de instabilidade generalizada. Há risco de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, acompanhadas de ventos que podem chegar a 60 km/h, além de raios.
A sexta-feira é apontada como um momento de mudança no tempo, com aumento da nebulosidade e possibilidade de tempestades em várias regiões de Goiás. Luziânia, Valparaíso e Formosa entram em estado de atenção, com previsão de chuva moderada a forte e rajadas entre 45 km/h e 50 km/h.
A instabilidade deve continuar nos próximos dias. Segundo a análise, a frente fria permanece atuando e mantém o estado em condição de atenção até, pelo menos, segunda-feira (2), sem previsão de estabilização do tempo.
A Equatorial Goiás informou que reforçou as equipes operacionais em todo o estado, com mais pessoal, veículos e equipamentos. A concessionária atua em conjunto com a Defesa Civil e outros órgãos, com emissão de alertas e protocolos para eventos climáticos extremos. Em situações mais severas, podem ocorrer interrupções pontuais no fornecimento de energia, principalmente em casos de queda de árvores ou estruturas sobre a rede elétrica.
A concessionária também orienta a população a desligar eletrodomésticos durante tempestades, não manusear aparelhos elétricos com o corpo molhado ou em áreas alagadas e nunca tocar em fios caídos. Em caso de cabos rompidos, a recomendação é acionar a Equatorial Goiás ou o Corpo de Bombeiros.
