Neste ano, já estão programados eventos como o 19º Salão do Artesanato de São Paulo, de 21 a 25 de maio, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, e a 25ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), de 9 a 20 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Alguns talentos do Entorno do Distrito Federal já participam há algum tempo dessas oportunidades, com o intuito de obter mais visibilidade e acessar novos mercados. É o caso de Edinar Gomes, de Cidade Ocidental, que utiliza elementos do Cerrado e personagens femininas em suas criações. Ela já mostrou suas obras no Salão de Artesanato e quer, desta vez, marcar presença na Fenearte, considerada a maior do setor na América Latina.

Segundo Edinar, as feiras nacionais são muito importantes para divulgar o trabalho dos artesãos. “Elas abrem várias portas e permitem que possamos conhecer novas pessoas e culturas”, observa.

O Entorno vai estar presente na Fenearte, em julho (Foto: Victor Giovani)

Exaltando o Cerrado

A artista quer levar a Olinda algumas de suas criações mais famosas, como a Mulher Pequi, vencedora do Prêmio Sebrae Brasília de Artesanato, e a Caliandra do Cerrado. “Estou reproduzindo essas peças em versões menores, para que eu consiga um preço mais acessível na venda”, afirma. E acrescenta: “Pretendo divulgar um pouco de nossa cultura, do nosso Cerrado, da nossa essência, e as mulheres, que são o carro-chefe de minhas obras”.

Além de enfatizar os trabalhos voltados à fauna e flora do bioma e à identidade feminina, Edinar quer também apresentar novidades na feira. “Estou produzindo algumas peças com elementos abstratos e cores neutras, que encaixem em todos os tipos de ambientes”, revela.

Inscrições para as feiras

Para dar mais suporte a artesãos goianos como Edinar Gomes, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada e Coordenação Estadual de Artesanato, já anunciou a abertura das inscrições para as feiras nacionais e ainda disponibilizará espaços coletivos nesses eventos para que os artistas selecionados possam expor seus trabalhos.

Os interessados podem se inscrever até o dia 26 de março, enviando todos os documentos e formulários listados no edital de chamamento público à Secretaria da Retomada, em Goiânia, presencialmente ou pelo e-mail: [email protected].

Leia também:

Arte esculpida e inspirada nos elementos do Cerrado