Cavalhadas 2025: mais de 4 mil pessoas celebram tradição centenária em Luziânia

02 junho 2025 às 18h13

COMPARTILHAR
Mais de 4 mil pessoas prestigiaram a encenação, retomada há três anos após um hiato de 17 anos, e que voltou a integrar com força o calendário cultural de Goiás. O retorno foi amplamente celebrado por moradores e visitantes, especialmente pela nova geração, que lotou os espaços públicos para assistir ao espetáculo marcado por cores, sons e simbolismos religiosos. O prefeito da cidade, Diego Sorgatto (UB), destacou o significado da retomada. “É gratificante ver Luziânia novamente no mapa das Cavalhadas. Somos o berço dessa tradição em Goiás, e é emocionante ver nosso trabalho rendendo frutos e sendo reconhecido.”

Para o prefeito, a encenação das Cavalhadas representa o orgulho da história de Luziânia.
“São 278 anos de fundação da cidade e a Festa do Divino Espírito Santo tem 272 anos aqui. Cabe a nós e eu, que sou um bom devoto, transmitir esses valores para as próximas gerações e perpetuar esse momento de fé, tradição, cultura e devoção”, ressaltou.
Sorgatto também agradeceu o apoio do Governo do Estado, em especial ao governador Ronaldo Caiado, à primeira-dama Gracinha Caiado e à secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes.
“Sem esse suporte, esse reencontro com nossa história não seria possível”, completou.
A gerente de Planejamento e Monitoramento de Projetos Culturais e Artísticos da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Rosana Caetano Brenner, esteve presente e reforçou o compromisso do governo com o fortalecimento da cultura goiana. “É uma alegria estarmos aqui, em Luziânia, dando início ao circuito que seguirá por mais 14 cidades até setembro deste ano. Para o governo, este é um resgate da tradição e da fé do povo goiano.”
Em 2025, o Governo de Goiás investiu R$ 4,4 milhões no apoio às prefeituras, destinando recursos à infraestrutura do evento, como arquibancadas, tendas e banheiros.
Além de garantir o conforto do público, esse fomento aquece a economia local, especialmente nos setores de turismo, hotelaria, gastronomia e comércio — mantendo viva a tradição cultural de origem cristã no município.

O diretor das Cavalhadas de Luziânia, Thiago Machado, comemorou a realização do evento, destacando que sempre acreditou no potencial da cidade para sediar a abertura do Circuito. Ele ressaltou que, com muito trabalho e dedicação, trouxe de volta as Cavalhadas, agora em seu terceiro ano consecutivo.
“Gratidão não cabe no peito. As Cavalhadas 2025 foram mais do que uma festa, foram um reencontro com nossas raízes, nossa fé e nossa cultura.”
Neste terceiro ano de retomada, a Associação das Cavalhadas de Luziânia tem se dedicado ao fortalecimento da encenação ao longo de todo o ano. O trabalho inclui a confecção das indumentárias, ensaios e a participação em festas de outros municípios, como Silvânia, que também retomou sua Cavalhada em 2024 com o apoio dos cavaleiros luzianienses.
A coordenadora da Cavalhada em Luziânia, Letícia Lima, afirmou ser uma honra mais uma vez liderar a realização do evento. “É um momento especial, cheio de tradição, cultura e emoção. Foi lindo ver tudo acontecer e o sucesso que nós, da Associação das Cavalhadas de Luziânia, construímos juntos.”
Ela ainda agradeceu aos envolvidos. “Quero deixar aqui minha gratidão ao nosso prefeito Diego Sorgatto e a cada pessoa que esteve ao meu lado, minha equipe incansável e, acima de tudo, agradecer a Deus, ao Espírito Santo, que guiou cada passo desse projeto tão grandioso e cheio de significado.”

Tradição que se perpetua
As primeiras Cavalhadas em Goiás ocorreram no Arraial de Santa Luzia (hoje Luziânia), em 1751. A festividade combina elementos teatrais, históricos, religiosos e culturais, rememorando artisticamente as batalhas medievais entre cristãos e mouros dos séculos IX a XV.
Com trajes típicos e cavalos ornamentados, o espetáculo ainda conta com a participação dos Mascarados — personagens que representam o povo nas ruas com suas brincadeiras e irreverência.
Com 278 anos de fundação e 272 anos da Festa do Divino Espírito Santo, Luziânia reafirma seu papel como guardiã de uma das mais importantes manifestações culturais de Goiás.
Leia também:
Circuito das Cavalhadas passa por Luziânia, Pirenópolis, Corumbá e mais municípios