O Jornal Opção Entorno conversou com a coordenadora geral do Brasília Independente, a jornalista Márcia Witczak, para saber mais sobre o novo formato do festival e da parceria e apoio com a Programação da TV Globo, para exibição das bandas na televisão.

O Brasília Independente vai virar mesmo um festival, segundo Witczak. “Nessa nova etapa, a gente está propondo que as bandas já classificadas na primeira fase se apresentem ao vivo para os jurados, levando a música independente para o show no Gama. Já o outro show, em Taguatinga, será com essas bandas que estão na primeira fase. Destas, serão retiradas as dez finalistas que vão aparecer na Globo, e depois vão se apresentar mais uma vez para os jurados, os quais vão escolher os três primeiros lugares”, enfatizou.

Márcia fez questão de destacar que, atualmente, o Brasília Independente é o único concurso aberto a todos os estilos de música, incentivando a música autoral e, também, por isso, a importância do festival continuar agregando a música de todo o DF, incluindo a região do Entorno. “Este ano a gente está com essa pegada turística, principalmente para incentivar que quem faz música no DF conheça a nossa memória, as nossas raízes. Brasília, lá na década de 80, virou a capital do rock e, depois, a capital de todos os estilos. Mas a rota do rock proposta pelo Felipe Seabra é pouco conhecida pelos artistas daqui. Então, o Brasília Independente está junto com o turismo este ano, com a proposta de divulgar a Rota do Rock e, para isso, criamos o prêmio Rota do Rock, fazendo uma grande homenagem a esse movimento dos anos 80 que deu visibilidade a Brasília como uma grande incentivadora da música e celeiro musical”, finalizou a coordenadora do festival.

Felipe Seabra e Márcia Witczak durante o lançamento do Brasília Independente 2024

Saiba como participar

De 22 a 31 de maio, cantores e bandas independentes com composições autorais próprias podem se inscrever no site: www.brasiliaindependente.com.br. Para participar, os artistas devem enviar um único vídeo da música que desejam inscrever, pois só é permitida uma inscrição por artista. O material será avaliado pela equipe do Brasília Independente e os vídeos selecionados também serão exibidos no DFTV, da TV Globo.

As bandas selecionadas na primeira fase serão classificadas para as seletivas com shows no Gama e na Ceilândia. Os finalistas serão exibidos na programação da TV Globo e se apresentarão ao vivo para os jurados, com direito à votação popular pela Internet.

A grande final está programada na Praça do Cruzeiro, com um grande show, que inclui a participação de uma atração nacional ainda a ser definida. Os três primeiros colocados receberão troféus e prêmios em dinheiro.

Leia também:

Em Valparaíso, alunos da rede municipal de ensino têm aulas gratuitas de música

Cantora Érika Ribeiro realiza show em Formosa com apoio da Lei Paulo Gustavo

Antes de ser da Universal, TV Record já teve as estrelas da nossa música