O Circuito das Cavalhadas apresenta uma série de encenações que retratam a batalha entre mouros e cristãos na Península Ibérica, ocorrida entre os séculos IX e XV. A tradição foi trazida para Goiás pelos colonizadores portugueses e se consolidou como um dos principais eventos culturais do estado, envolvendo vários municípios da região do Entorno.

Mapa do Circuito das Cavalhadas está na composição do fotolivro

As encenações das Cavalhadas são marcadas por música, dança e religiosidade, com os cavaleiros vestidos em trajes luxuosos e simulando combates coreografados, enquanto os mascarados representam o povo e divertem o público com suas brincadeiras.

Com investimento do Governo de Goiás, a maior edição do Circuito das Cavalhadas de 2024 iniciou-se no mês de maio e segue até outubro, com participação de 15 cidades do estado.

Fotolivro está disponível on-line

Produzido pela Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult), com apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Instituto Idheas, a obra também traz um mapa das localidades que realizam os festejos. São 92 páginas com registros fotográficos de cristãos e mouros, princesas e demais personagens, com informações e curiosidades que retratam as festas nos municípios goianos, a devoção religiosa e a participação efetiva da comunidade.

O fotolivro também disponibiliza um panorama histórico e cultural das Cavalhadas, desde suas origens na Idade Média até sua representação atual e expressão. Os textos são informativos e descritivos, e complementam as imagens, proporcionando uma experiência de aproximação com todos os envolvidos na realização dos festejos.

Yara Nunes: “O fotolivro no site da Secult é uma forma de democratizar o acesso ao material e de valorizar ainda mais essa tradição”

Segundo a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, a disponibilização do fotolivro no site da Secult é uma forma de democratizar o acesso ao material e de valorizar ainda mais essa tradição que tanto orgulha o estado. “A publicação é um belo presente para quem deseja conhecer mais sobre essa manifestação cultural tão querida pelos goianos”, disse Yara.

O fotolivro está disponível gratuitamente no site da Secult Goiás.

Leia também:

Luziânia abrirá o Circuito das Cavalhadas 2024 em Goiás

Governo estadual amplia recursos para as Cavalhadas, festa tradicional da região do Entorno