Gestores de Goiás e Minas participam de encontro do MDHC para reforçar inclusão na RIDE-DF

19 setembro 2025 às 11h30

COMPARTILHAR
Mais de 30 municípios de Goiás e Minas Gerais, que integram a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF), participaram nesta quarta-feira (17), em Brasília, de um encontro formativo promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). A iniciativa orienta as prefeituras sobre adesão ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Novo Viver sem Limite e fortalece políticas de inclusão.
Na abertura, a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, afirmou: “Estamos construindo, junto com os poderes públicos e a sociedade civil, uma agenda que transforma realidades e melhora as condições de vida da população com deficiência. Esse trabalho é desafiador, mas recompensador.”
Ela destacou ainda que a nova edição do plano busca “ampliar a capacidade institucional das prefeituras e fortalecer o controle social”, garantindo que os serviços cheguem “de forma efetiva às pessoas com deficiência”.

Entre os avanços já implementados estão a compra de mais de mil ônibus escolares acessíveis, reajuste de 35% no custeio dos Centros Especializados em Reabilitação, 1,2 milhão de vagas para formação de professores em educação inclusiva e a instalação de laboratórios de tecnologia assistiva em aeroportos.
O prefeito de Planaltina de Goiás e presidente da Amab, Cristiomário de Sousa, avaliou que os conselhos municipais de direitos da pessoa com deficiência são “fundamentais para o diálogo entre poder público e sociedade. Essa iniciativa fortalece a participação social, organiza a política local e abre espaço para parcerias e captação de recursos”.
O promotor André Lobo, do Ministério Público de Goiás, reforçou: “Não existe política pública eficaz se os destinatários não forem ouvidos. Entre as principais funções dos conselhos está garantir a participação social, fortalecendo o lema ‘nada sobre nós sem nós’.”
Já o prefeito de Cristalina, Luís Otávio Biazoto (Sem partido), primeiro município da RIDE a aderir ao plano, afirmou que inclusão exige planejamento conjunto. “Ela depende da educação, da saúde, da assistência, da infraestrutura, da mobilidade, da cultura e do trabalho. É um esforço comum.”
A RIDE-DF reúne 29 municípios de Goiás, que concentram cerca de 21% da população do estado, o que reforça a importância regional do plano.